|
Edição |
Título |
|
v. 29 (2021) |
Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica |
Resumo
PDF
|
João Henrique Berssanette, Antonio Carlos de Francisco |
|
v. 27, n. 03 (2019) |
Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design |
Resumo
PDF
|
Maurício Elias Dick |
|
v. 28 (2020) |
Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental |
Resumo
PDF
|
Miriam Nathalie Fortuna Ferreira, Fernando da Cruz Pinheiro, Christiane Gresse von Wangenheim, Raul Missfeldt Filho, Jean Carlo R. Hauck |
|
v. 28 (2020) |
Assistente conversacional para resolução de Problemas Trigonométricos em Linguagem Natural |
Resumo
PDF
|
Neiva Larisane Kuyven, Vinícius João de Barros Vanzin, Carlos André Antunes, Alexandra Cemin, João Luis Tavares da Silva, Liane Margarida Rockenbach Tarouco |
|
v. 26, n. 03 (2018) |
Tecnologias para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Uma revisão sistemática da literatura |
Resumo
PDF
|
Paul Symon Ribeiro Rocha, Rommel Wladimir de Lima, Paulo Gabriel Gadelha Queiroz |
|
v. 27, n. 03 (2019) |
Breve estado da arte da Web 2.0 no Ensino de Química: análise das produções em periódicos e congressos científicos |
Resumo
PDF
|
Bruno Silva Leite |
|
v. 25, n. 02 (2017) |
Ensino Baseado em Casos Aliado à Aprendizagem Online em Disciplina de Comunicação Científica |
Resumo
PDF
|
Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Nilcimar dos Santos Souza, Salete Linhares Queiroz |
|
v. 29 (2021) |
A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual |
Resumo
PDF
|
Ana Cristina Oliveira Linhares, Kátia Silva Santos |
|
v. 29 (2021) |
Gênero na Educação em Computação no Brasil e o Ingresso de Meninas na Área – uma Revisão Sistemática da Literatura |
Resumo
PDF
|
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Mario Diego Ferreira dos Santos |
|
v. 28 (2020) |
Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies |
Resumo
PDF (English)
|
William Simão de Deus, Maria Lydia Fioravanti, Camila Dias de Oliveira, Ellen Francine Barbosa |
|
v. 26, n. 03 (2018) |
Em Direção à Mediação do Erro por Meio de Um Arcabouço de Sistema Computacional |
Resumo
PDF
|
Alexander Robert Kutzke, Alexandre Direne |
|
v. 28 (2020) |
Abordagem metodológica para o ensino de Arquitetura de Computadores em ambientes não formais |
Resumo
PDF
|
Carlos Roberto Beleti Junior, Camila Andrade de Macedo, Vitor Hugo Santos Alencar, Robertino Mendes Santiago Junior, Alexandre Prusch Züge |
|
v. 28 (2020) |
Editorial da Edição Especial "Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia" |
Resumo
PDF
|
Ellen Francine Barbosa, Tel Amiel |
|
v. 24, n. 03 (2016) |
Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso |
Resumo
PDF
|
Nathalia da Cruz Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Pedro Eurico Rodrigues, Jean Carlo Rossa Hauck, Adriano Ferreti Borgatto |
|
v. 29 (2021) |
Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública |
Resumo
PDF
|
Pauleany Simões de Morais, Marlo Souza |
|
v. 25, n. 03 (2017) |
Uma abordagem baseada no ambiente Robocode para ensino de programação no Ensino Médio |
Resumo
PDF
|
Eliana Pantaleão, Laurence Rodrigues Amaral, Gláucia Braga e Silva |
|
v. 18, n. 03 (2010) |
Ateliê de Objetos de Aprendizagem : Uma Abordagem para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos |
Resumo
PDF
|
Luiz Francisco Dias Pereira, Fabio Roberto Lapolli, Fábio Ferrentini Sampaio, Claudia Lage Rebello Motta, Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira |
|
v. 24, n. 01 (2016) |
Os saberes docentes e as práticas pedagógicas de Licenciandos em Informática: um estudo diagnóstico |
Resumo
PDF
|
Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, José Ossian Gadelha de Lima |
|
v. 29 (2021) |
Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos |
Resumo
PDF
|
Elaine Aparecida Soares, Fábia Magali Santos Vieira |
|
v. 29 (2021) |
Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira |
Resumo
PDF
|
Gisele Duarte Caboclo Antolin, Mauricio Quelhas Antolin |
|
v. 27, n. 02 (2019) |
Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas |
Resumo
PDF
|
Letícia Mara Berto, Luciana Aparecida Martinez Zaina, Tiemi Christine Sakata |
|
v. 29 (2021) |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
Resumo
PDF
|
Rafael de Almeida Brochado, Marco Antônio Garcia de Carvalho |
|
v. 28 (2020) |
Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem |
Resumo
PDF
|
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Deise Juliana Francisco |
|
v. 29 (2021) |
Perspectivas mundiais sobre a realidade aumentada nos anos iniciais da educação básica |
Resumo
PDF
|
Janaina Schlickmann Klettemberg, Romero Tori, Camila Maldonado Huanca |
|
v. 23, n. 01 (2015) |
GameMaking: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jogos Digitais |
Resumo
PDF
|
Thiago Silva Mello, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças |
|
v. 20, n. 02 (2012) |
Informática e educação no ensino superior: reflexões sobre a relação com o saber de estudantes de cursos da área de computação |
Resumo
PDF
|
Elaine Rafaela Neves de Freitas, Maria Gabriela Parenti Bicalho, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Cristiane Mendes Netto |
|
v. 22, n. 03 (2014) |
Análise do uso de formalização de conhecimento heurístico no ensino de táticas de jogos através do estímulo à alternância entre competição e colaboração |
Resumo
PDF
|
Alexandre Moreira Feitosa, Alexandre Ibrahim Direne |
|
v. 22, n. 03 (2014) |
M-learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química |
Resumo
PDF
|
Bruno Silva Leite |
|
v. 20, n. 03 (2012) |
Avaliação Multidimensional Baseada em Lógica difusa para Ambientes de Ensino Mediado por Computador |
Resumo
PDF
|
Richard Arias Arias, André Marcelo Panhan, Gean Davis Breda, Bruno Bogaz Zarpelão, Leonardo Souza Mendes |
|
v. 29 (2021) |
Árvore de ECOS: Um Jogo para Ensino de Conceitos de Ecossistemas de Software |
Resumo
PDF
|
Thaís de Souza Deluca Ferreira, Davi Viana, Rodrigo Pereira dos Santos |
|
v. 28 (2020) |
A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura |
Resumo
PDF
|
Márcia de Freitas Vieira, Carlos Manuel Seco da Silva |
|
v. 21, n. 02 (2013) |
Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix |
Resumo
PDF
|
Lidiane Figueiras Silva, José Antonio Borges, Cabral Lima, Adriana Benevides Soares |
|
v. 29 (2021) |
Desenvolvimento e Avaliação de Material Didático Desplugado para o Ensino de Computação na Educação Básica |
Resumo
PDF
|
Marcia E. J. Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, Wilk Oliveira |
|
v. 23, n. 03 (2015) |
Múltiplas Representações Externas no Suporte à Aquisição de Conhecimento em Programação de Computadores |
Resumo
PDF
|
Eleandro Maschio, Alexandre Ibrahim Direne |
|
v. 22, n. 02 (2014) |
Integração de uma Metodologia de Ensino Presencial de Programação com um Sistema Tutor Inteligente |
Resumo
PDF
|
Sahudy Montenegro Gonzalez, Annabell Del Real Tamariz |
|
v. 24, n. 01 (2016) |
Problemas e Dificuldades no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático |
Resumo
PDF
|
Draylson Micael Souza, Marisa Helena da Silva Batista, Ellen Francine Barbosa |
|
v. 27, n. 02 (2019) |
EducAR – Quadrics: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada |
Resumo
PDF
|
Lidiane Teixeira Pereira, Douglas Coelho Braga Oliveira, Igor Freitas Couto, Alessandreia Marta Oliveira, Rodrigo Luis Souza Silva |
|
v. 21, n. 02 (2013) |
O Uso de Animações Interativas na Abordagem dos Conceitos da Energia Mecânica no Ensino Médio |
Resumo
PDF
|
Waltrudes Everton Sanches, Juliano Schimiguel, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo |
|
v. 26, n. 03 (2018) |
Contribuição e avaliação de uma ferramenta de apoio ao ensino de otimização linear |
Resumo
PDF
|
Elke Dias de Sousa, Karly Barbosa Alvarenga, José Elmo de Menezes, Marco Antonio Figueiredo Menezes, Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
|
v. 20, n. 03 (2012) |
Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino |
Resumo
PDF
|
Emília Ferreira, Adriana Soares, Cabral Lima |
|
v. 20, n. 03 (2012) |
Ferramenta de Apoio ao ensino de Física utilizando Realidade Aumentada |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Luis de Souza da Silva, Márcio A. C. Viegas, Marcelo B. Vieira |
|
v. 24, n. 01 (2016) |
Como o Uso de Ferramentas de Gerenciamento de Projetos é Ensinado em Cursos Superiores de Computação: Um Panorama das Instituições de Ensino Brasileiras |
Resumo
PDF
|
Rafael Queiroz Gonçalves, Christiane Gresse von Wangenheim |
|
v. 29 (2021) |
Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II |
Resumo
PDF
|
Roberto Almeida Bittencourt, Bianca Leite Santana, Luis Gustavo Jesus Araujo |
|
v. 21, n. 03 (2013) |
Estudo e adaptação de software para o ensino de Linguagens Formais e Autômatos |
Resumo
PDF
|
Juliana Campos Pirovani, Guilherme Vezula Mataveli |
|
v. 22, n. 01 (2014) |
Análise de portal educacional em Histologia e de recursos didáticos diversificados por estudantes de graduação para viabilizar maior eficiência no ensino presencial. |
Resumo
PDF
|
Carla Medeiros y Araujo, Vitor Rios Valdez |
|
v. 8, n. 1 (2001) |
Modelo de Autoria de Cursos de Ensino a Distância |
Resumo
PDF
|
Gláucia Regina M. A. Sizilio, Nina Edelweiss |
|
v. 22, n. 03 (2014) |
Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso |
Resumo
PDF
|
Christiane Gresse von Wangenheim, Vinícius Rodrigues Nunes, Giovane Daniel dos Santos |
|
v. 22, n. 03 (2014) |
DuinoBlocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional |
Resumo
PDF
|
Rafael Machado Alves, Fábio Ferrentini Sampaio, Marcos da Fonseca Elia |
|
v. 20, n. 03 (2012) |
Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): uma proposta para potencialização dos processos de ensino e aprendizagem |
Resumo
PDF
|
Ivete Martins Pinto, Silvia Costa Botelho |
|
v. 2, n. 1 (1998) |
MEDIDAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS VISUAIS COM SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES |
Resumo
PDF
|
Andrey Ricardo Pimentel, Alexandre Ibrahim Direne |
|
v. 27, n. 03 (2019) |
Aplicação de Ferramentas Computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura |
Resumo
PDF
|
Martony Demes da Silva, André Castelo Branco Soares, Igo Coutinho Moura |
|
v. 20, n. 02 (2012) |
Blogs no ensino de química: utilização e avaliação da aceitação em disciplina de comunicação científica |
Resumo
PDF
|
Salete Linhares Queiroz, Mario Roberto Barro |
|
v. 6, n. 1 (2000) |
INTERPRETAÇÃO PEDAGÓGICA DE RELAÇÕES LÓGICAS EM DIÁLOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS VISUAIS |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Bonacin, Alexandre Ibrahim Direne |
|
v. 12, n. 1 (2004) |
CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA HORTA MEDICINAL ELETRÔNICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Resumo
PDF
|
Ellen Suzi Cavalcanti Lima Constantino, Rejane Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr., Zélia Maria Soares Jófili |
|
v. 6, n. 1 (2000) |
Um Ambiente Colaborativo para o Ensino à Distância |
Resumo
PDF
|
Marta Costa Rosatelli, Marcello Thiry, Ricardo Miranda Barcia |
|
v. 12, n. 2 (2004) |
Reflexões sobre os processos de ensino/aprendizagem de Matemática baseados no software educativo FORMEL |
Resumo
PDF
|
Jean Piton Gonçalves |
|
v. 7, n. 1 (2000) |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTEGRADO DOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Resumo
PDF
|
Graçaliz Pereira Dimuro, Antônio Carlos da Rocha Costa, Francisco de Paula Marques Rodrigues |
|
v. 23, n. 03 (2015) |
O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura |
Resumo
PDF
|
Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Maurício Roberto Motta Pinto Luz, Daniel Fábio Salvador |
|
v. 21, n. 02 (2013) |
Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio |
Resumo
PDF
|
Guilherme Leocárdio Lucena, Vandeci Dias dos Santos, Afranio Gabriel da Silva |
|
v. 28 (2020) |
COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil |
Resumo
PDF
|
Renata Mendes de Araujo, Cibelle A. de la Higuera Amato, Valéria Farinazzo Martins, Maria Amélia Eliseo, Ismar Frango Silveira |
|
v. 18, n. 01 (2010) |
Bipide – Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP |
Resumo
PDF
|
Paulo Viniccius Vieira, André Luís Alice Raabe, Cesar Albenes Zeferino |
|
v. 8, n. 1 (2001) |
Sistema Inteligente de Apoio a Treinamento e Ensino: Arquitetura e Avaliação |
Resumo
PDF
|
Solange Oliveira Rezende, Jaqueline Brigladori Pugliesi, Mirla Eliane Pereira Freire, Maria das Graças Volpe Nunes |
|
v. 23, n. 03 (2015) |
Um estudo preliminar sobre conceitos extrínsecos e intrínsecos do processo de Gamification |
Resumo
PDF
|
Ronan Anacleto Lopes, Armando Maciel Toda, Jacques Duílio Brancher |
|
v. 21, n. 01 (2013) |
Ensinar a Gerência de Equipes em Disciplinas de Gerência de Projetos de Software |
Resumo
PDF
|
Paulo Eduardo Battistella, Christiane Gresse von Wangenheim, Osório Pereira Carvalho |
|
v. 21, n. 02 (2013) |
Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch |
Resumo
PDF
|
Pasqueline Dantas Scaico, Anderson Alves de Lima, Silvia Azevedo, Jefferson Barbosa Belo da Silva, Ewerton Henning Raposo, Luiz Fernando paiva, Yugo Alencar, João Paulo Mendes, Alexandre Scaico |
|
v. 21, n. 03 (2013) |
Análise de Usabilidade de um Sistema de EaD Baseada em Modelos Markovianos e em Taxonomia |
Resumo
PDF
|
Janaina Rodrigues Penedo, Morganna Carmem Diniz, Simone Bacellar Leal Ferreira, Denis Silva da Silveira, Eliane Pinheiro Capra |
|
v. 16, n. 01 (2008) |
USO DE COMPUTADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E SEUS RESULTADOS EMPÍRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
Resumo
PDF
|
André Covic Barros, Jacques Wainer, Kleucio Claudio, Luiz Renato Ribeiro Ferreira, Tom Dwyer |
|
v. 9, n. 1 (2001) |
Ambiente de Apoio à Mediação da Aprendizagem: Uma bordagem Orientada por Processos e Projetos |
Resumo
PDF
|
Orivaldo de Lira Tavares, Silvana Rossy de Brito, Crediné Silva de Menezes, Renata Silva Souza |
|
v. 1, n. 1 (1997) |
Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos |
Resumo
PDF
|
Islene C. Garcia, Pedro J. de Rezende, Felipe C. Calheiros |
|
v. 9, n. 1 (2001) |
Um Salto no Futuro no Ensino da Administração de Medicamentos: Desenvolvimento de um Programa Instrucional Auxiliado pelo Computador |
Resumo
PDF
|
Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Flavia Borges da Silva Benfati, Carlos Alberto Seixas |
|
v. 28 (2020) |
Editorial v.28 |
Resumo
PDF
|
Isabela Gasparini, Luciana Zaina, Alexandra Cristea, Anarosa Brandão, Diego Dermeval, Elaine Harada Oliveira, Eleandro Maschio, Rafael Araújo, Taciana Pontual Falcão, Tiago Primo, Yuska Aguiar |
|
v. 12, n. 2 (2004) |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A VISÃO DAS PROFESSORAS |
Resumo
PDF
|
Trazíbulo Henrique Pardo Casas |
|
v. 5, n. 1 (1999) |
LEARN@WEB - Um Ambiente Integrado para Aprendizagem Cooperativa |
Resumo
PDF
|
Marisa Lucena, Vera Salvador |
|
v. 11, n. 1 (2003) |
Bons Resultados são Possíves no Difícil Contexto: Ensino de Química, Informática e Escola Pública |
Resumo
PDF
|
Adriana Vitorino Rossi, Gustavo Antonio Toretti |
|
v. 23, n. 02 (2015) |
Sobre a Inclusão de Pessoas Cegas em Atividades de Ensino Eletrônico de UML |
Resumo
PDF (English)
|
Leandro Luque, Leônidas de Oliveira Brandão, Romero Tori, Anarosa Alves Franco Brandão |
|
v. 18, n. 02 (2010) |
Utilização da Ferramenta de Modelagem Dinâmica JLinkIt no Aprendizado Exploratório de Física no Ensino Médio |
Resumo
PDF
|
Cristiane Barbosa Pinheiro de Oliveira, Fábio Ferrentini Sampaio, Marcos da Fonseca Elia |
|
v. 18, n. 02 (2010) |
Percepções de graduandos em química sobre atividade realizada no Ambiente Virtual Cursos on-Line |
Resumo
PDF
|
Jerino Queiroz Ferreira, Salete Linhares Queiroz |
|
v. 28 (2020) |
Acessibilidade Digital Durante a Pandemia da COVID-19 - Uma Investigação sobre as Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras |
Resumo
PDF
|
André Pimenta Freire, Débora Maria Barroso Paiva, Renata Pontin de Mattos Fortes |
|
v. 7, n. 1 (2000) |
Projeto Tranteam Br O Desenvolvimento de uma Escola Aberta, Democrática e Multicultural na Internet Br |
Resumo
PDF
|
Marisa Lucena, Nancy Fares Barbera |
|
v. 16, n. 02 (2008) |
UM AMBIENTE VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ONDAS SONORAS: CONCEPÇÃO E PRIMEIRAS ANÁLISES |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Claudino Diogo, Shirley Takeco Gobara |
|
v. 8, n. 1 (2001) |
Um Sistema de Aprendizagem Colaborativa de Didática Utilizando Cenários |
Resumo
PDF
|
Mª Elizabeth Sucupira Furtado, Fernando Lincoln Mattos, João José Vasco Furtado, Raimir Holanda Filho |
|
v. 14, n. 1 (2006) |
Imergindo a Geometria Dinâmica em Sistemas de Educação a Distância: IGEOM e SAW |
Resumo
PDF
|
Leônidas de Oliveira Brandão, Seiji Isotani, Janine Gomes Moura |
|
1 a 82 de 82 itens |
|