Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 29 (2021) Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica Resumo  PDF
João Henrique Berssanette, Antonio Carlos de Francisco
 
v. 27, n. 03 (2019) Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design Resumo  PDF
Maurício Elias Dick
 
v. 28 (2020) Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental Resumo  PDF
Miriam Nathalie Fortuna Ferreira, Fernando da Cruz Pinheiro, Christiane Gresse von Wangenheim, Raul Missfeldt Filho, Jean Carlo R. Hauck
 
v. 28 (2020) Assistente conversacional para resolução de Problemas Trigonométricos em Linguagem Natural Resumo  PDF
Neiva Larisane Kuyven, Vinícius João de Barros Vanzin, Carlos André Antunes, Alexandra Cemin, João Luis Tavares da Silva, Liane Margarida Rockenbach Tarouco
 
v. 26, n. 03 (2018) Tecnologias para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Uma revisão sistemática da literatura Resumo  PDF
Paul Symon Ribeiro Rocha, Rommel Wladimir de Lima, Paulo Gabriel Gadelha Queiroz
 
v. 27, n. 03 (2019) Breve estado da arte da Web 2.0 no Ensino de Química: análise das produções em periódicos e congressos científicos Resumo  PDF
Bruno Silva Leite
 
v. 25, n. 02 (2017) Ensino Baseado em Casos Aliado à Aprendizagem Online em Disciplina de Comunicação Científica Resumo  PDF
Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Nilcimar dos Santos Souza, Salete Linhares Queiroz
 
v. 29 (2021) Gênero na Educação em Computação no Brasil e o Ingresso de Meninas na Área – uma Revisão Sistemática da Literatura Resumo  PDF
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Mario Diego Ferreira dos Santos
 
v. 28 (2020) Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies Resumo  PDF (English)
William Simão de Deus, Maria Lydia Fioravanti, Camila Dias de Oliveira, Ellen Francine Barbosa
 
v. 29 (2021) A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual Resumo  PDF
Ana Cristina Oliveira Linhares, Kátia Silva Santos
 
v. 26, n. 03 (2018) Em Direção à Mediação do Erro por Meio de Um Arcabouço de Sistema Computacional Resumo  PDF
Alexander Robert Kutzke, Alexandre Direne
 
v. 28 (2020) Abordagem metodológica para o ensino de Arquitetura de Computadores em ambientes não formais Resumo  PDF
Carlos Roberto Beleti Junior, Camila Andrade de Macedo, Vitor Hugo Santos Alencar, Robertino Mendes Santiago Junior, Alexandre Prusch Züge
 
v. 28 (2020) Editorial da Edição Especial "Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia" Resumo  PDF
Ellen Francine Barbosa, Tel Amiel
 
v. 29 (2021) Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública Resumo  PDF
Pauleany Simões de Morais, Marlo Souza
 
v. 24, n. 03 (2016) Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso Resumo  PDF
Nathalia da Cruz Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Pedro Eurico Rodrigues, Jean Carlo Rossa Hauck, Adriano Ferreti Borgatto
 
v. 25, n. 03 (2017) Uma abordagem baseada no ambiente Robocode para ensino de programação no Ensino Médio Resumo  PDF
Eliana Pantaleão, Laurence Rodrigues Amaral, Gláucia Braga e Silva
 
v. 18, n. 03 (2010) Ateliê de Objetos de Aprendizagem : Uma Abordagem para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos Resumo  PDF
Luiz Francisco Dias Pereira, Fabio Roberto Lapolli, Fábio Ferrentini Sampaio, Claudia Lage Rebello Motta, Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira
 
v. 24, n. 01 (2016) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas de Licenciandos em Informática: um estudo diagnóstico Resumo  PDF
Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, José Ossian Gadelha de Lima
 
v. 29 (2021) Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos Resumo  PDF
Elaine Aparecida Soares, Fábia Magali Santos Vieira
 
v. 28 (2020) Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem Resumo  PDF
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Deise Juliana Francisco
 
v. 29 (2021) Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira Resumo  PDF
Gisele Duarte Caboclo Antolin, Mauricio Quelhas Antolin
 
v. 27, n. 02 (2019) Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas Resumo  PDF
Letícia Mara Berto, Luciana Aparecida Martinez Zaina, Tiemi Christine Sakata
 
v. 29 (2021) Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados Resumo  PDF
Rafael de Almeida Brochado, Marco Antônio Garcia de Carvalho
 
v. 29 (2021) Perspectivas mundiais sobre a realidade aumentada nos anos iniciais da educação básica Resumo  PDF
Janaina Schlickmann Klettemberg, Romero Tori, Camila Maldonado Huanca
 
v. 23, n. 01 (2015) GameMaking: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jogos Digitais Resumo  PDF
Thiago Silva Mello, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças
 
v. 29 (2021) Árvore de ECOS: Um Jogo para Ensino de Conceitos de Ecossistemas de Software Resumo  PDF
Thaís de Souza Deluca Ferreira, Davi Viana, Rodrigo Pereira dos Santos
 
v. 28 (2020) A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura Resumo  PDF
Márcia de Freitas Vieira, Carlos Manuel Seco da Silva
 
v. 21, n. 02 (2013) Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix Resumo  PDF
Lidiane Figueiras Silva, José Antonio Borges, Cabral Lima, Adriana Benevides Soares
 
v. 29 (2021) Desenvolvimento e Avaliação de Material Didático Desplugado para o Ensino de Computação na Educação Básica Resumo  PDF
Marcia E. J. Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, Wilk Oliveira
 
v. 23, n. 03 (2015) Múltiplas Representações Externas no Suporte à Aquisição de Conhecimento em Programação de Computadores Resumo  PDF
Eleandro Maschio, Alexandre Ibrahim Direne
 
v. 20, n. 02 (2012) Informática e educação no ensino superior: reflexões sobre a relação com o saber de estudantes de cursos da área de computação Resumo  PDF
Elaine Rafaela Neves de Freitas, Maria Gabriela Parenti Bicalho, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Cristiane Mendes Netto
 
v. 22, n. 03 (2014) Análise do uso de formalização de conhecimento heurístico no ensino de táticas de jogos através do estímulo à alternância entre competição e colaboração Resumo  PDF
Alexandre Moreira Feitosa, Alexandre Ibrahim Direne
 
v. 22, n. 03 (2014) M-learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química Resumo  PDF
Bruno Silva Leite
 
v. 20, n. 03 (2012) Avaliação Multidimensional Baseada em Lógica difusa para Ambientes de Ensino Mediado por Computador Resumo  PDF
Richard Arias Arias, André Marcelo Panhan, Gean Davis Breda, Bruno Bogaz Zarpelão, Leonardo Souza Mendes
 
v. 27, n. 02 (2019) EducAR – Quadrics: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada Resumo  PDF
Lidiane Teixeira Pereira, Douglas Coelho Braga Oliveira, Igor Freitas Couto, Alessandreia Marta Oliveira, Rodrigo Luis Souza Silva
 
v. 21, n. 02 (2013) O Uso de Animações Interativas na Abordagem dos Conceitos da Energia Mecânica no Ensino Médio Resumo  PDF
Waltrudes Everton Sanches, Juliano Schimiguel, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
 
v. 26, n. 03 (2018) Contribuição e avaliação de uma ferramenta de apoio ao ensino de otimização linear Resumo  PDF
Elke Dias de Sousa, Karly Barbosa Alvarenga, José Elmo de Menezes, Marco Antonio Figueiredo Menezes, Duelci Aparecido de Freitas Vaz
 
v. 20, n. 03 (2012) Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino Resumo  PDF
Emília Ferreira, Adriana Soares, Cabral Lima
 
v. 22, n. 02 (2014) Integração de uma Metodologia de Ensino Presencial de Programação com um Sistema Tutor Inteligente Resumo  PDF
Sahudy Montenegro Gonzalez, Annabell Del Real Tamariz
 
v. 24, n. 01 (2016) Problemas e Dificuldades no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático Resumo  PDF
Draylson Micael Souza, Marisa Helena da Silva Batista, Ellen Francine Barbosa
 
v. 22, n. 01 (2014) Análise de portal educacional em Histologia e de recursos didáticos diversificados por estudantes de graduação para viabilizar maior eficiência no ensino presencial. Resumo  PDF
Carla Medeiros y Araujo, Vitor Rios Valdez
 
v. 8, n. 1 (2001) Modelo de Autoria de Cursos de Ensino a Distância Resumo  PDF
Gláucia Regina M. A. Sizilio, Nina Edelweiss
 
v. 20, n. 03 (2012) Ferramenta de Apoio ao ensino de Física utilizando Realidade Aumentada Resumo  PDF
Rodrigo Luis de Souza da Silva, Márcio A. C. Viegas, Marcelo B. Vieira
 
v. 24, n. 01 (2016) Como o Uso de Ferramentas de Gerenciamento de Projetos é Ensinado em Cursos Superiores de Computação: Um Panorama das Instituições de Ensino Brasileiras Resumo  PDF
Rafael Queiroz Gonçalves, Christiane Gresse von Wangenheim
 
v. 29 (2021) Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II Resumo  PDF
Roberto Almeida Bittencourt, Bianca Leite Santana, Luis Gustavo Jesus Araujo
 
v. 21, n. 03 (2013) Estudo e adaptação de software para o ensino de Linguagens Formais e Autômatos Resumo  PDF
Juliana Campos Pirovani, Guilherme Vezula Mataveli
 
v. 23, n. 03 (2015) O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura Resumo  PDF
Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Maurício Roberto Motta Pinto Luz, Daniel Fábio Salvador
 
v. 21, n. 02 (2013) Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio Resumo  PDF
Guilherme Leocárdio Lucena, Vandeci Dias dos Santos, Afranio Gabriel da Silva
 
v. 28 (2020) COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil Resumo  PDF
Renata Mendes de Araujo, Cibelle A. de la Higuera Amato, Valéria Farinazzo Martins, Maria Amélia Eliseo, Ismar Frango Silveira
 
v. 18, n. 01 (2010) Bipide – Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP Resumo  PDF
Paulo Viniccius Vieira, André Luís Alice Raabe, Cesar Albenes Zeferino
 
v. 8, n. 1 (2001) Sistema Inteligente de Apoio a Treinamento e Ensino: Arquitetura e Avaliação Resumo  PDF
Solange Oliveira Rezende, Jaqueline Brigladori Pugliesi, Mirla Eliane Pereira Freire, Maria das Graças Volpe Nunes
 
v. 23, n. 03 (2015) Um estudo preliminar sobre conceitos extrínsecos e intrínsecos do processo de Gamification Resumo  PDF
Ronan Anacleto Lopes, Armando Maciel Toda, Jacques Duílio Brancher
 
v. 21, n. 01 (2013) Ensinar a Gerência de Equipes em Disciplinas de Gerência de Projetos de Software Resumo  PDF
Paulo Eduardo Battistella, Christiane Gresse von Wangenheim, Osório Pereira Carvalho
 
v. 21, n. 02 (2013) Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch Resumo  PDF
Pasqueline Dantas Scaico, Anderson Alves de Lima, Silvia Azevedo, Jefferson Barbosa Belo da Silva, Ewerton Henning Raposo, Luiz Fernando paiva, Yugo Alencar, João Paulo Mendes, Alexandre Scaico
 
v. 21, n. 03 (2013) Análise de Usabilidade de um Sistema de EaD Baseada em Modelos Markovianos e em Taxonomia Resumo  PDF
Janaina Rodrigues Penedo, Morganna Carmem Diniz, Simone Bacellar Leal Ferreira, Denis Silva da Silveira, Eliane Pinheiro Capra
 
v. 16, n. 01 (2008) USO DE COMPUTADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E SEUS RESULTADOS EMPÍRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Resumo  PDF
André Covic Barros, Jacques Wainer, Kleucio Claudio, Luiz Renato Ribeiro Ferreira, Tom Dwyer
 
v. 22, n. 03 (2014) Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso Resumo  PDF
Christiane Gresse von Wangenheim, Vinícius Rodrigues Nunes, Giovane Daniel dos Santos
 
v. 22, n. 03 (2014) DuinoBlocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional Resumo  PDF
Rafael Machado Alves, Fábio Ferrentini Sampaio, Marcos da Fonseca Elia
 
v. 20, n. 03 (2012) Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): uma proposta para potencialização dos processos de ensino e aprendizagem Resumo  PDF
Ivete Martins Pinto, Silvia Costa Botelho
 
v. 2, n. 1 (1998) MEDIDAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS VISUAIS COM SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES Resumo  PDF
Andrey Ricardo Pimentel, Alexandre Ibrahim Direne
 
v. 27, n. 03 (2019) Aplicação de Ferramentas Computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura Resumo  PDF
Martony Demes da Silva, André Castelo Branco Soares, Igo Coutinho Moura
 
v. 20, n. 02 (2012) Blogs no ensino de química: utilização e avaliação da aceitação em disciplina de comunicação científica Resumo  PDF
Salete Linhares Queiroz, Mario Roberto Barro
 
v. 6, n. 1 (2000) INTERPRETAÇÃO PEDAGÓGICA DE RELAÇÕES LÓGICAS EM DIÁLOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS VISUAIS Resumo  PDF
Rodrigo Bonacin, Alexandre Ibrahim Direne
 
v. 12, n. 1 (2004) CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA HORTA MEDICINAL ELETRÔNICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Resumo  PDF
Ellen Suzi Cavalcanti Lima Constantino, Rejane Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr., Zélia Maria Soares Jófili
 
v. 6, n. 1 (2000) Um Ambiente Colaborativo para o Ensino à Distância Resumo  PDF
Marta Costa Rosatelli, Marcello Thiry, Ricardo Miranda Barcia
 
v. 12, n. 2 (2004) Reflexões sobre os processos de ensino/aprendizagem de Matemática baseados no software educativo FORMEL Resumo  PDF
Jean Piton Gonçalves
 
v. 7, n. 1 (2000) UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTEGRADO DOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resumo  PDF
Graçaliz Pereira Dimuro, Antônio Carlos da Rocha Costa, Francisco de Paula Marques Rodrigues
 
v. 7, n. 1 (2000) Projeto Tranteam Br O Desenvolvimento de uma Escola Aberta, Democrática e Multicultural na Internet Br Resumo  PDF
Marisa Lucena, Nancy Fares Barbera
 
v. 16, n. 02 (2008) UM AMBIENTE VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ONDAS SONORAS: CONCEPÇÃO E PRIMEIRAS ANÁLISES Resumo  PDF
Rodrigo Claudino Diogo, Shirley Takeco Gobara
 
v. 8, n. 1 (2001) Um Sistema de Aprendizagem Colaborativa de Didática Utilizando Cenários Resumo  PDF
Mª Elizabeth Sucupira Furtado, Fernando Lincoln Mattos, João José Vasco Furtado, Raimir Holanda Filho
 
v. 14, n. 1 (2006) Imergindo a Geometria Dinâmica em Sistemas de Educação a Distância: IGEOM e SAW Resumo  PDF
Leônidas de Oliveira Brandão, Seiji Isotani, Janine Gomes Moura
 
v. 9, n. 1 (2001) Ambiente de Apoio à Mediação da Aprendizagem: Uma bordagem Orientada por Processos e Projetos Resumo  PDF
Orivaldo de Lira Tavares, Silvana Rossy de Brito, Crediné Silva de Menezes, Renata Silva Souza
 
v. 1, n. 1 (1997) Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos Resumo  PDF
Islene C. Garcia, Pedro J. de Rezende, Felipe C. Calheiros
 
v. 9, n. 1 (2001) Um Salto no Futuro no Ensino da Administração de Medicamentos: Desenvolvimento de um Programa Instrucional Auxiliado pelo Computador Resumo  PDF
Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Flavia Borges da Silva Benfati, Carlos Alberto Seixas
 
v. 28 (2020) Editorial v.28 Resumo  PDF
Isabela Gasparini, Luciana Zaina, Alexandra Cristea, Anarosa Brandão, Diego Dermeval, Elaine Harada Oliveira, Eleandro Maschio, Rafael Araújo, Taciana Pontual Falcão, Tiago Primo, Yuska Aguiar
 
v. 12, n. 2 (2004) INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A VISÃO DAS PROFESSORAS Resumo  PDF
Trazíbulo Henrique Pardo Casas
 
v. 5, n. 1 (1999) LEARN@WEB - Um Ambiente Integrado para Aprendizagem Cooperativa Resumo  PDF
Marisa Lucena, Vera Salvador
 
v. 11, n. 1 (2003) Bons Resultados são Possíves no Difícil Contexto: Ensino de Química, Informática e Escola Pública Resumo  PDF
Adriana Vitorino Rossi, Gustavo Antonio Toretti
 
v. 23, n. 02 (2015) Sobre a Inclusão de Pessoas Cegas em Atividades de Ensino Eletrônico de UML Resumo  PDF (English)
Leandro Luque, Leônidas de Oliveira Brandão, Romero Tori, Anarosa Alves Franco Brandão
 
v. 18, n. 02 (2010) Utilização da Ferramenta de Modelagem Dinâmica JLinkIt no Aprendizado Exploratório de Física no Ensino Médio Resumo  PDF
Cristiane Barbosa Pinheiro de Oliveira, Fábio Ferrentini Sampaio, Marcos da Fonseca Elia
 
v. 18, n. 02 (2010) Percepções de graduandos em química sobre atividade realizada no Ambiente Virtual Cursos on-Line Resumo  PDF
Jerino Queiroz Ferreira, Salete Linhares Queiroz
 
v. 28 (2020) Acessibilidade Digital Durante a Pandemia da COVID-19 - Uma Investigação sobre as Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras Resumo  PDF
André Pimenta Freire, Débora Maria Barroso Paiva, Renata Pontin de Mattos Fortes
 
1 a 82 de 82 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"