Desenvolvimento e Avaliação de Material Didático Desplugado para o Ensino de Computação na Educação Básica

Marcia E. J. Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, Wilk Oliveira

Resumo


O desenvolvimento de materiais didáticos para o Ensino de Computação, em paralelo com a formação continuada de professores, é uma urgência na Educação Básica brasileira, para fomentar o trabalho com habilidades do Pensamento Computacional nas escolas. Diante dessa necessidade, esta pesquisa teve por objetivos: i) desenvolver materiais didáticos de Computação Desplugada para o ensino de Computação na Educação Básica (4º e 5º ano do Ensino Fundamental), ii) formar professores para a compreensão de conceitos básicos da Computação e utilização do material desenvolvido em escolas da Educação Básica (rede pública de ensino); e iii) avaliar o material desenvolvido com os professores do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu o desenvolvimento, a avaliação do material didático e promoveu a formação continuada de professores. Os dados coletados com os professores foram categorizados e codificados para identificar a aceitação do material didático de Computação Desplugada. Os resultados mais expressivos evidenciam o material didático como “Adequado” e “Bem aceito” pelos professores, sendo que, dos sete fascículos criados os mais utilizados foram “Algoritmos” e “Reconhecimento de Padrões”. Ao final dos encontros de formação continuada, identificou-se ainda que 46% dos professores demonstraram ter assimilado satisfatoriamente os conceitos trabalhados. Sendo assim, esta pesquisa demonstra que o material didático teve um alto grau de aceitação por parte dos professores, causou impacto positivos nos estudantes e também, evidencia a necessidade de novos estudos propondo e avaliando novos materiais didáticos.O desenvolvimento de materiais didáticos para o Ensino de Computação, em paralelo com a formação continuada de professores, é uma urgência na Educação Básica brasileira, para fomentar o trabalho com habilidades do Pensamento Computacional nas escolas. Diante dessa necessidade, esta pesquisa teve por objetivos: i) desenvolver materiais didáticos de Computação Desplugada para o ensino de Computação na Educação Básica (4º e 5º ano do Ensino Fundamental), ii) formar professores para a compreensão de conceitos básicos da Computação e utilização do material desenvolvido em escolas da Educação Básica (rede pública de ensino); e iii) avaliar o material desenvolvido com os professores do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu o desenvolvimento, a avaliação do material didático e promoveu a formação continuada de professores. Os dados coletados com os professores foram categorizados e codificados para identificar a aceitação do material didático de Computação Desplugada. Os resultados mais expressivos evidenciam o material didático como “Adequado” e “Bem aceito” pelos professores, sendo que, dos sete fascículos criados os mais utilizados foram “Algoritmos” e “Reconhecimento de Padrões”. Ao final dos encontros de formação continuada, identificou-se ainda que 46% dos professores demonstraram ter assimilado satisfatoriamente os conceitos trabalhados. Sendo assim, esta pesquisa demonstra que o material didático teve um alto grau de aceitação por parte dos professores, causou impacto positivos nos estudantes e também, evidencia a necessidade de novos estudos propondo e avaliando novos materiais didáticos.

Palavras-chave


Ensino de Computação, Material Didático, Educação Básica, Pensamento Computacional, Computação Desplugada

Texto completo:

PDF

Referências


Alves, N., von Wangenheim, C. G., Hauck, J., Borgatto, A., & Andrade, D. (2019). Uma Análise do Sequenciamento Pedagógico no Ensino de Computação na Educação Básica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.1 [GS Search]

Araujo, L., Santana, B., & Bittencourt, R. (2020). Computação e o mundo: Livro do professor. Feira de Santana:[sn]. [GS Search]

Araujo, L., Santana, B., & Bittencourt, R. (2020). Computação e o mundo: Livro do estudante. Feira de Santana:[sn]. [GS Search]

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 70, 225. [GS Search]

Barr, V., & Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community?. Acm Inroads, 2(1), 48-54. doi: 10.1145/3287324.3287432 [GS Search]

Becker, B. A., & Quille, K. (2019). 50 years of cs1 at sigcse: A review of the evolution of introductory programming education research. In Proceedings of the 50th acm technical symposium on computer science education (pp. 338-344). doi: 10.1145/1929887.1929905 [GS Search]

Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., & Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1), 20-29. [GS Search]

Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2002). Computer science unplugged. [GS Search]

Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em, 22 de outubro de 2020.

Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB (2019). https://curriculo.cieb.net.br/. Acesso em 15 de setembro de 2020.

Cruz, M. K. & Becker, F. (2017). Produção Didática para Ensino de Computação Temas e Sentimentos. XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias da Educação (pp. 239-248). [GS Search]

Dempster, P., Onah, D., & Blair, L. (2020). Increasing academic diversity and inter-disciplinarity of Computer Science in Higher Education. In Proceedings of the 4th Conference on Computing Education Practice 2020 (pp. 1-4). doi: 10.1145/3372356.3372366 [GS Search]

Falkembach, G. A. M. (2005). Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 3(1). [GS Search]

Fincher, S., & Petre, M. (Eds.). (2004). Computer science education research. CRC Press. doi: 10.1201/9781482287325 [GS Search]

Fletcher, G. H., & Lu, J. J. (2009). Education Human computing skills: rethinking the K-12 experience. Communications of the ACM, 52(2), 23-25. doi: 10.1145/1461928.1461938 [GS Search]

Fontelles, M. J., Simões, M.G., Farias, S. H. & Fontelles, R. G. S. (2009). Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina. 23(3). [GS Search]

França, R. S., & do Amaral, H. J. C. (2013). Ensino de Computação na Educação Básica no brasil: Um mapeamento sistemático. In XXI Workshop sobre Educação em Computação. [GS Search]

Huang, W., & Looi, C. K. (2020). A critical review of literature on “unplugged” pedagogies in K-12 computer science and computational thinking education. Computer Science Education, 1-29. doi: 10.1080/08993408.2020.1789411 [GS Search]

Hubwieser, P., Armoni, M., Giannakos, M. N., & Mittermeir, R. T. (2014). Perspectives and visions of computer science education in primary and secondary (K-12) schools. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 14(2), 1-9. doi: 10.1145/2602482 [GS Search]

Israel-Fishelson, R., & Hershkovitz, A. (2020). Persistence in a game-based learning environment: The case of elementary school students learning computational thinking. Journal of Educational Computing Research, 58(5), 891-918. doi: 10.1177/0735633119887187 [GS Search]

Lee, L. K., Cheung, T. K., Ho, L. T., Yiu, W. H., & Wu, N. I. (2019). Learning Computational Thinking Through Gamification and Collaborative Learning. In International Conference on Blended Learning (pp. 339-349). Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-030-21562-0_28 [GS Search]

Leonard, A. E., Daily, S. B., Jörg, S., & Babu, S. V. (2020). Coding moves: Design and research of teaching computational thinking through dance choreography and virtual interactions. Journal of Research on Technology in Education, 1-19. doi: 10.1080/15391523.2020.1760754 [GS Search]

Lopes, A. F., Santana, T. S., & Braga, A. H. (2020). O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 96-100). SBC. doi: 10.5753/wei.2020.11137 [GS Search]

Marques, S., da Cruz, M. K., & Schulz, F. (2019). Formação Continuada de Licenciados em Computação para Trabalho com Computação na Escola. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 31). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.31 [GS Search]

Ministério da Educação e Cultura - MEC (2016) Acesso em, 22 de agosto de 2020.

Mioto, F., Petri, G., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F., & Pacheco, L. H. M. (2019). bASES21-Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01), 26. doi: 10.5753/rbie.2019.27.01.26 [GS Search]

Oliveira, E., Bittencourt, R., & Trindade, R. (2019). Designing and Evaluating a Computational Thinking Course for K-12 Brazilian Educators. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1094). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.1094 [GS Search]

Oliveira, W., França, R., Lemos, A., da Cruz, M. K., Scaico, P., Amaral, H., & Teixeira, L. P. (2020). Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 191-195). SBC. doi: 10.5753/wei.2020.11156 [GS Search]

Proctor, C., Bigman, M., & Blikstein, P. (2019). Defining and designing computer science education in a k12 public school district. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 314-320). doi: 10.1145/3287324.3287440 [GS Search]

Román-González, M., Moreno-León, J., & Robles, G. (2019). Combining assessment tools for a comprehensive evaluation of computational thinking interventions. In Computational thinking education (pp. 79-98). Springer, Singapore. doi: 10.1007/978-981-13-6528-7_6 [GS Search]

Santana, B., Araujo, L., & Bittencourt, R. (2020). Computação e sociedade: Livro do professor. Feira de Santana:[sn]. [GS Search]

Santana, B., Araujo, L., & Bittencourt, R. (2020). Computação e sociedade: Livro do estudante. Feira de Santana:[sn]. [GS Search]

Santana, S. J., & Oliveira, W. (2019). Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com o uso do Scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 158). doi: 10.5753/cbie.wie.2019.158 [GS Search]

Santos, A., Gama, R., & Farias, C. (2019). Computação desplugada no ensino da Computação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura. In Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (pp. 565-574). SBC. [GS Search]

Santos, W. O., Silva, C., & Hinterholz, L. (2017). Licenciatura em Computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 885). doi: 10.5753/cbie.wie.2017.885 [GS Search]

Santos, W. O., Silva, F. C., Hinterholz, L. T., Isotani, S., & Bittencourt, I. I. (2018). Computação Desplugada: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Nacional. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2), 626-635. doi: 10.22456/1679-1916.89241 [GS Search]

Silva Neto, S., Santos, H., & dos Santos, W. (2015). ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 396-405). SBC. doi: 10.5753/wei.2015.10256 [GS Search]

Silva, J. V., & da Silva Alexandre, G. H. (2020). Um Ambiente Virtual Colaborativo para o Planejamento de Ensino PBL em Cursos de Computação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 41-45). SBC. doi: 10.5753/wei.2020.11126 [GS Search]

Sociedade Brasileira de Computação -SBC (2019) https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em 15 de setembro de 2020.

Tonbuloglu, B., & Tonbuloglu, I. (2019). The Effect of Unplugged Coding Activities on Computational Thinking Skills of Middle School Students. Informatics in Education, 18(2), 403-426. doi: 10.15388/infedu.2019.19 [GS Search]

Vasconcellos, C. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83). [GS Search]

von Wangenheim, C. G., Araújo, G., de Medeiros, S., Missfeldt Filho, R., Petri, G., da Cruz Pinheiro, F., ... & Hauck, J. C. (2020). Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03), 310. doi: 10.5753/rbie.2019.27.03.310 [GS Search]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.160

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.160

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)