Portal de Publicações da CEIE


Comissão Especial de Informática na Educação - SBC

Revista Brasileira de Informática na Educação

Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121), criada em 1997, é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior.

A revista busca reunir e publicar trabalhos multidisciplinares de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Os principais objetivos da revista são:
  • Disseminar a produção científica dos grupos de pesquisa nacionais e internacionais vinculados às instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
  • Propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano da prática de ensino mediada pelas tecnologias digitais;
  • Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
  • Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação;
  • Divulgar artefatos e produtos de informática aplicáveis à educação.

A RBIE publica trabalhos originais em Português, Espanhol e Inglês. Todos os trabalhos submetidos à Revista, por meio de seu sistema de submissão online, são avaliados por, pelo menos, três avaliadores (revisão duplo-cega) e por um membro do Corpo Editorial da RBIE. O tempo médio de avaliação é 6 meses. O corpo editorial é formado por pesquisadores doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.

A RBIE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

------------------------------------------------------------------
Qualis da Revista Brasileira de Informática na Educação
------------------------------------------------------------------
  • B2 ENSINO (2015); INTERDISCIPLINAR (2014); PSICOLOGIA (2015)
  • B3 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2015); ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (2014); ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (2015); INTERDISCIPLINAR (2015); 
  • B4 CIÊNCIAS AMBIENTAIS (2015); EDUCAÇÃO (2014); ENGENHARIAS III (2014); ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN (2015)
  • B5 ENGENHARIAS IV (2015);
  • C MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (2015); BIODIVERSIDADE (2015); MEDICINA I (2015) 
---------------------------------------------------------------------
Indexação da Revista Brasileira de Informática na Educação
---------------------------------------------------------------------
Atualmente a RBIE é indexada nas seguintes bases e bibliotecas digitais:
Clase y Periódica (em avaliação)
CrossRef
- DIALNET (em avaliação)
EBSCO Academic Search Complete
EBSCO Academic Search Ultimate
 
***NOVAS SUBMISSÕES***
A partir de junho/2021, os autores devem submeter seus artigos usando o portal SBC OpenLib (sistema online de submissão).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE)

ISSN 2316-6533

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação acontece desde 1990 e atualmente ocorre dentro do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, que é o maior evento da área no Brasil. A partir de 2020, as novas edições são publicadas na SBC Open Library (https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/). As edições anteriores estão sendo migradas progressivamente.

The Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) is held since 1990 and nowadays is part of the Brazilian Congress on Computers in Education (Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE), which is the main conference of the area in Brazil. As of 2020, new editions are published in the SBC Open Library (https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/). Previous editions are being progressively migrated.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais do Workshop de Informática na Escola

ISSN 2316-6541

O Workshop de Informática na Escola - WIE é realizado anualmente desde 1995. É o principal de integração entre pesquisadores da Informática na Educação e professores das escolas.

A partir de 2020, as edições são publicadas na SBC Open Library (https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/). As edições anteriores estão sendo migradas progressivamente.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Apresenta os trabalhos divulgados nos Workshops Temáticos realizados anualmente no Congresso Brasileiro de Informática na Educação, bem como em outros subeventos do CBIE, como o CTD-IE e o Apps.Edu.

A partir de 2020, as edições são publicadas na SBC Open Library (https://sol.sbc.org.br/index.php/wcbie/). As edições anteriores estão sendo migradas progressivamente.

ISSN 2316-8889


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Jornada de Atualização em Informática na Educação

Publicação periódica, no formato de e-book, dos materiais dos minicursos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação organizado pela Comissão Especial em Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação

O DesafIE! é um workshop para promover a discussão entre os estudantes, pesquisadores e entusiastas sobre temas desafiadores e tendências da área de pesquisa de Informática aplicada à Educação.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Workshop on Advanced Virtual Environments and Education

The WAVE2 is a joint organization of the Special Commission on Informatics in Education of the Brazilian Society of Computing (SBC) and the Brazilian Association of Distance Education (ABED). With it, they aim to bring together world-class research that addresses, with a high standard of quality, issues relevant to open education and Brazilian distance in order to effectively contribute to the advancement of international knowledge about the themes and their impact on Brazilian practice.

The WAVE2 Proceedings are being published in a new library: https://sol.sbc.org.br/index.php/wave

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar