Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121), criada em 1997, é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior.
A revista busca reunir e publicar trabalhos multidisciplinares de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
Os principais objetivos da revista são:
A RBIE publica trabalhos originais em Português, Espanhol e Inglês. Todos os trabalhos submetidos à Revista, por meio de seu sistema de submissão online, são avaliados por, pelo menos, três avaliadores (revisão duplo-cega) e por um membro do Corpo Editorial da RBIE. O tempo médio de avaliação é 6 meses. O corpo editorial é formado por pesquisadores doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.
A RBIE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
A revista busca reunir e publicar trabalhos multidisciplinares de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
Os principais objetivos da revista são:
- Disseminar a produção científica dos grupos de pesquisa nacionais e internacionais vinculados às instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
- Propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano da prática de ensino mediada pelas tecnologias digitais;
- Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
- Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação;
- Divulgar artefatos e produtos de informática aplicáveis à educação.
A RBIE publica trabalhos originais em Português, Espanhol e Inglês. Todos os trabalhos submetidos à Revista, por meio de seu sistema de submissão online, são avaliados por, pelo menos, três avaliadores (revisão duplo-cega) e por um membro do Corpo Editorial da RBIE. O tempo médio de avaliação é 6 meses. O corpo editorial é formado por pesquisadores doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.
A RBIE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
------------------------------------------------------------------
Qualis da Revista Brasileira de Informática na Educação
------------------------------------------------------------------
- B2 ENSINO (2015); INTERDISCIPLINAR (2014); PSICOLOGIA (2015)
- B3 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2015); ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (2014); ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (2015); INTERDISCIPLINAR (2015);
- B4 CIÊNCIAS AMBIENTAIS (2015); EDUCAÇÃO (2014); ENGENHARIAS III (2014); ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN (2015)
- B5 ENGENHARIAS IV (2015);
- C MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (2015); BIODIVERSIDADE (2015); MEDICINA I (2015)
---------------------------------------------------------------------
Indexação da Revista Brasileira de Informática na Educação
---------------------------------------------------------------------
Atualmente a RBIE é indexada nas seguintes bases e bibliotecas digitais:
- DIALNET (em avaliação)
- Directory of Open Access Journals (DOAJ) (em avaliação)
- EBSCOÂ Academic Search Complete
- EBSCOÂ Academic Search Ultimate
- IRESIE
- Latindex
***NOVAS SUBMISSÕES***:
A partir de junho/2021, os autores devem submeter seus artigos usando o portal SBC OpenLib (sistema online de submissão).
A partir de junho/2021, os autores devem submeter seus artigos usando o portal SBC OpenLib (sistema online de submissão).
v. 29 (2021)
Sumário
Editorial
Editorial da Edição Especial "A Produção Técnico-científica no Âmbito da Licenciatura em Computação"
Pasqueline Dantas Scaico
|
|
Soraia Silva Prietch, Alfredo Sánchez, Juan Manuel González Calleros, José Rafael Rojano Cáceres, Josefina Guerrero García, Laura Sanely Gaytán Lugo
|
|
Artigos
Andre Menolli, Joao Coelho Neto
|
01-24
|
Paulo Henrique Vieira Candido, João Victor Ferreira de Morais, Sylvia Martins dos Santos, Vinícius Alexandre de Oliveira Zevarex, Lucas F. A. Cavalherie, Pedro H. M. Gois, Carlos Henrique da Silva Santos
|
25-47
|
Helena Macedo Reis, Danilo Alvares, Patrícia A. Jaques, Seiji Isotani
|
48-72
|
Ana Iza de Sousa Alencar, Anna Beatriz dos Santos Marques
|
73-96
|
Milena Jansen Cutrim Cardoso, Gil Derlan Silva Almeida, Thiago Coelho Silveira
|
97-116
|
Thaís de Souza Deluca Ferreira, Davi Viana, Rodrigo Pereira dos Santos
|
273-300
|
Rodrigo Ribeiro Silva, Luis Rivero, Rodrigo Pereira dos Santos
|
301-330
|
Lidia Martins Silva, Jorge L. V. Barbosa, Sandro José Rigo
|
331-357
|
Marcos Ceron Gonçalves, André Luis Castro de Freitas, Eder Mateus Nunes Gonçalves
|
358-384
|
Priscila da Silva Neves Lima, Ana Paula Laboissière Ambrósio, João Lucas dos Santos Oliveira, Cedric Luiz de Carvalho
|
385-413
|
Apoiando a Comunicação Suplementar e Alternativa com Tecnologia Computacional Tangível em Storyboard
Eliana Alves Moreira, Eliane de S. Ramos, Maria Luisa P. Benedetti, Maria do Carmo B. Bruschini, Luciana Wolff, Marisol R. P. de Oliveira, E. Paula Cavalcanti, Catia de T. Bortolini, Leila A. D. Pinto, Maria Cecília C. Baranauskas
|
414-439
|
Jussara Pinto Pancieri, Bruno Porto, Márcia Gonçalves de Oliveira, Vanessa Battestin
|
440-455
|
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Mario Diego Ferreira dos Santos
|
456-484
|
Kamilla Tenório, Jário Santos, Victor Accete, Sterfanno Remigio, Alan Pedro da Silva, Diego Dermeval, Ig Ibert Bittencourt, Leonardo Brandão Marques
|
502-518
|
Vanessa Faria Souza, Tony Carlos Bignardi dos Santos
|
519-546
|
Carinna Nunes Tulha, Marco Antonio Garcia de Carvalho, Vitor Rafael Coluci
|
547-562
|
Elaine Aparecida Soares, Fábia Magali Santos Vieira
|
563-575
|
Thyago Alves Sobreira, Francisco Milton Mendes Neto, Laysa Mabel de Oliveira Fontes, Rafael Castro de Souza, Igor Fernandes dos Santos, Salatiel Dantas Silva
|
576-603
|
Márcia Regina Kaminski, Tiago Emanuel Klüber, Clodis Boscarioli
|
604-633
|
Rafael de Almeida Brochado, Marco Antônio Garcia de Carvalho
|
718-745
|
Edwin Juan Lopes Barboza Monteiro, Gabriel de Souza Leitão, Raimundo da Silva Barreto
|
746-774
|
Adriana Justina Rizzo, Elaine Cristina Catapani Poletti
|
1091-1106
|
Karina da Silva Castelo Branco, Valéria Maria da Silva Pinheiro, Adriana Lopes Damian, Anna Beatriz dos Santos Marques
|
1107-1136
|
Cinthyan Renata Sachs C. de Barbosa, Carolinne Roque e Faria, Maurilio M. Campano Junior
|
1262-1290
|
Diogo Fernando Trevisan, Priscila Benitez, João Paulo Gois, Nassim Chamel Elias
|
1487-1504
|
Artigos Premiados
Newarney Torrezão da Costa, Márcia Aparecida Fernandes
|
485-501
|
Claudio Azevedo Passos, Flávio Roberto Matias da Silva, Isabel Fernandes, Paulo Márcio Souza Freire, Ronaldo Ribeiro Goldschmidt
|
634-661
|
Roberto Almeida Bittencourt, Bianca Leite Santana, Luis Gustavo Jesus Araujo
|
662-691
|
Andres Jessé Porfirio, Roberto Pereira, Eleandro Maschio
|
692-717
|
Marcos A. P. Lima, Leandro S. G. Carvalho, Elaine H. T. de Oliveira, David B. F. de Oliveira, Filipe D. Pereira
|
1137-1157
|
Júlia S. B. Ortiz, Roberto Pereira
|
1312-1336
|
Edição Especial:: A Produção Técnico-científica no Âmbito da Licenciatura em Computação
Pauleany Simões de Morais, Marlo Souza
|
117-132
|
João Henrique Berssanette, Antonio Carlos de Francisco
|
133-159
|
Marcia E. J. Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, Wilk Oliveira
|
160-187
|
Ana Cristina Oliveira Linhares, Kátia Silva Santos
|
188-208
|
Factors Related to the Quality of Computer Science Teacher Education Courses: A Public Data Analysis
Andre Menolli, Andrey Bragagnolo, Rafael Figueira Gonçalves, Joao Coelho Neto
|
209-226
|
Lucas Luan de Araújo Freitas, Sávio Freire
|
227-254
|
Hiago Oliveira de Jesus, Luis Cuevas Rodriguez, Almir de Oliveira Costa Junior
|
255-272
|
Edição Especial:: Construindo sinergias Latino-americanas (LATAM) para pesquisas colaborativa
Martín-Santiago Domínguez-González, Daniel Mocencahua-Mora, Juan-Manuel González-Calleros
|
775-797
|
Matheus Barbosa de Oliveira, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças
|
798-826
|
Janaina Schlickmann Klettemberg, Romero Tori, Camila Maldonado Huanca
|
827-845
|
Beatriz B. do Rêgo, Filipe A. Garrido, Jean C. S. Rosa, Ecivaldo de Souza Matos
|
846-862
|
Gisele Duarte Caboclo Antolin, Mauricio Quelhas Antolin
|
863-879
|
Walkiria Helena Cordenonzi, José Claudio Del Pino, Vanessa Matosso Cardoso
|
880-902
|
Ana Teresa Morales Rodríguez, Juan Fidel Ortiz Fernández
|
903-927
|
Arlem Aleida Castillo Avila, Juan Manuel González Calleros, Josefina Guerrero García
|
928-956
|
Welber Duarte dos Santos, Camila Dias de Oliveira Sestito, Ellen Francine Barbosa
|
957-979
|
Adelina Escobar-Acevedo, Josefina Guerrero-García
|
980-992
|
Thamiris Stephane Zangeski Novais Paiva, Juliana Saragiotto Silva
|
993-1006
|
Andrés Eduardo Fuentes Cortázar, José Rafael Rojano-Cáceres
|
1007-1037
|
José Abraham Solís Ramírez, José Rafael Rojano-Cáceres
|
1038-1059
|
Ismar Frango Silveira, Ana Casali, Ana Verónica Morales Bezeira, Antonio Silva Sprock, Cesar Alberto Collazos, Cristian Cechinel, Jaime Muñoz-Arteaga, Jorge Maldonado-Mahauad, Mario Chacón-Rivas, Regina Motz, Virginia Rodés-Paragarino, Xavier Ochoa
|
1060-1090
|