Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica

João Henrique Berssanette, Antonio Carlos de Francisco

Resumo


Os cursos da área de computação e informática nos diferentes níveis de ensino possuem, como uma de suas metas, capacitar os estudantes a programar computadores. No entanto, a literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino/aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, investigar a percepção de docentes quanto à formação pedagógica e ao processo de ensino/aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com docentes das áreas de computação, informática e afins, que lecionaram alguma disciplina relacionada à programação nos últimos cinco anos. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica participam mais de atividades direcionadas ao exercício do magistério durante a graduação, bem como possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Verificou-se, ao se comparar as práticas pedagógicas, conteúdos, recursos e tecnologias, instrumentos e técnicas avaliativas, além das atitudes de aprendizagem e perfil dos estudantes e turmas a que foram expostos enquanto eram estudantes e que expõem seus alunos agora como docentes, que a maior parcela, tanto dos docentes com formação pedagógica quanto os sem essa formação, indica que essa série de elementos é semelhante em muitos aspectos. Ademais, ambos os grupos de professores consideram importante ter uma prática docente embasada por teorias de aprendizagem e metodologias de ensino/aprendizagem, considerando também que que a pós-graduação contribuiu em sua preparação para o exercício do magistério.

Palavras-chave


Programação de Computadores; Ensino/Aprendizagem; Formação Pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.133

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)