Aplicativos para intervenção comportamental com estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo
Resumo
Considerando o uso de aplicativos como estratégia complementar para garantir intervenção comportamental intensiva para pessoas com autismo, o estudo teórico teve como objetivo identificar quais aplicativos disponíveis nas lojas virtuais foram avaliados em trabalhos científicos, assim como mapear as principais características dos aplicativos, em relação às tarefas de ensino e demais aspectos que garantam sua usabilidade e escalabilidade. Os aplicativos foram recuperados em lojas virtuais e os estudos em uma base de dados. Os aplicativos foram categorizados em ensino por tentativa discreta, de comunicação por pictograma e gerais que forneciam registro de resposta ou consequência ou apresentavam uma história. São propostas reflexões para aprimoramento e produção de novos aplicativos, como a personalização de tarefas e estímulos, para garantir o processo de ensino e aprendizagem de comportamentos específicos para pessoas com autismo, em uma perspectiva interdisciplinar dos conhecimentos produzidos tanto na área das Ciências da Computação Aplicada e da Psicologia Comportamental.
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Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)