Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil

Andre Menolli, Joao Coelho Neto

Resumo


O pensamento computacional vem ganhando importância na educação básica, como instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem, e os cursos de licenciatura em computação são responsáveis pela formação de profissionais capacitados para fomentá-lo. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é mapear os cursos de licenciatura em computação no Brasil, a fim de apresentar um panorama referente ao perfil destes cursos e identificar fatores associados à taxa de evasão. Para o método de pesquisa, utilizou-se o design science research, sendo definido e implantado um método para análise de dados públicos baseado em business intelligence. Após o método ter sido implantado, dados das instituições do ensino superior no Brasil foram analisados, sendo explorado o perfil dos cursos e alunos de licenciatura em computação, em especial o fenômeno da evasão. Os resultados mostram diferenças nas taxas de evasão em relação à etnia, tipo de cidade onde o curso está localizado, tipo de instituição, modalidade de ensino, ano de ingresso no curso e período do curso. Resultados preocupantes com relação à taxa de evasão e número de ingressantes em anos recentes em cursos de licenciatura em computação foram, também, identificados.


Palavras-chave


Business Intelligence; Formação Docente em Computação; Análise de Dados

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.01

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.01

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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