Desarrollo de la apreciación musical en niños Sordos mediante estimulación por vibraciones desde una aplicación móvil

Andrés Eduardo Fuentes Cortázar, José Rafael Rojano-Cáceres

Resumo


A música como fenômeno acústico está intimamente relacionado à audição, por isso, possivelmente, é difícil conceber que pessoas com deficiência auditiva profunda (DAP) ou surdos possam compreender os conceitos associados a esse fenômeno. Para uma pessoa que vive sem deficiência auditiva, acessar os componentes musicais e se desenvolver nesta área em muitos casos é natural. No entanto, o ensino de música e seus conceitos por métodos tradicionais não é viável no caso de PCD auditivo. Para esse caso particular, será melhor recorrer a outros sentidos, como o sentido do tato. Portanto, este artigo de pesquisa descreve o processo pelo qual o ensino de conceitos associados à música em um grupo de crianças surdas é abordado por meio de um aplicativo móvel, utilizando estimulação por meio das vibrações geradas por telefones celulares. Porém, devido às condições prevalecentes da pandemia provocada pelo COVID-19, a investigação teve de ser realizada à distância, havendo a possibilidade de acompanhar apenas uma amostra das crianças do grupo de origem, através do acompanhamento das interações com a aplicação.

Palavras-chave


Inclusão; Surdo; Vibrotátil; Educação; Aplicativo móvel; Música

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.1007

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