Árvore de ECOS: Um Jogo para Ensino de Conceitos de Ecossistemas de Software

Thaís de Souza Deluca Ferreira, Davi Viana, Rodrigo Pereira dos Santos

Resumo


A área de engenharia de software (ES) tem avançado em pesquisas teóricas e aplicadas, buscando atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Evolução tecnológica e mudanças constantes no desenvolvimento de software, além de experiências da indústria, trazem desafios para a área. Neste contexto, instituições de ensino têm dificuldades para se adaptar a este cenário e lidar com a abrangência de novos temas em ES. Novos temas têm surgido e, dentre eles, pode-se destacar ecossistemas de software (ECOS), que tem ganhado destaque na indústria e levado a diversas pesquisas na área. Por ser um cenário novo e com diversos conceitos que precisam ser ensinados e que nem sempre são triviais, é importante que o conhecimento seja passado de forma clara e simples e que o processo de ensino-aprendizagem seja o mais atrativo possível. Tendo em vista que a área de ES tem utilizado jogos no ensino e que o tema ECOS, por ser novo, ainda é muito pouco explorado nesse sentido, este trabalho apresenta um jogo digital para apoiar o ensino de conceitos de ECOS, chamado Árvore de ECOS. O jogo foi construído seguindo o processo de desenvolvimento de jogos educacionais ENgAGED e verificado com alunos com base no modelo de avaliação MEEGA+. Para esta pesquisa, foram analisadas as dimensões usabilidade, desafio, satisfação, diversão, atenção focada, relevância e percepção da aprendizagem do modelo MEEGA+. Os resultados mostraram que, na percepção dos estudantes, o jogo ajuda no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos sobre ECOS, sendo mais atrativo para aqueles que não jogam com tanta frequência, pois o jogo foca em mecânicas e objetivos mais simples a fim de evitar outras barreiras ao processo.


Palavras-chave


Ecossistemas de Software; Ensino de Engenharia de Software; Jogos Educacionais.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.273

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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