Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública

Pauleany Simões de Morais, Marlo Souza

Resumo


Este trabalho versa sobre as especificidades da política de formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Trata das ações operacionalizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 03 (três) escolas na região da Zona Norte de Natal/RN. O presente estudo foi realizado por meio de revisão de literatura sobre formação docente e Ensino da Computação, bem como de uma pesquisa-ação nas escolas-campo parceiras do projeto, realizada entre os anos de 2012 e 2015, e da análise teórico-metodológica sistematizada ao longo das ações. Observa-se que o PIBID é uma significativa oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática didático-pedagógica no contexto escolar, particularmente no que concerne ao Ensino de Computação nas Escolas Públicas. Apesar da vivência de dificuldades acerca das condições materiais nas instituições públicas vinculadas ao Programa, conseguiu-se promover a inclusão de Tecnologia Educacional e difusão do pensamento computacional na Escola. As atividades desenvolvidas evidenciam a necessidade da interação entre a Instituição de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica na constituição da formação inicial de Licenciandos em Informática e promoção de disseminação do pensamento computacional no contexto escolar.

 

Palavras-chave


Formação Inicial de Professores; PIBID; Ensino de Computação

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.117

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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