Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira

Gisele Duarte Caboclo Antolin, Mauricio Quelhas Antolin

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados por um grupo de estudantes de engenharia de uma universidade pública brasileira durante as aulas que ocorreram de forma remota em virtude da pandemia causada pela covid-19. A investigação foi realizada por meio de questionários aplicados aos alunos da disciplina de resistência dos materiais ao longo de todo o semestre e servirão para auxiliar o trabalho com as próximas turmas. Os resultados mostram que apesar do receio inicial dos alunos, os mesmos aprenderam de forma rápida as novas ferramentas de aprendizagem utilizadas nas aulas remotas, apresentaram bom rendimento no curso e se sentiram aptos para continuar com o ensino remoto caso haja necessidade nos próximos semestres. Contudo, foi constatado que além da dificuldade de acessibilidade da internet, outros desafios e barreiras ainda precisam ser vencidos, principalmente nos pontos de vista sociais e interacionistas para que as ferramentas de ensino remoto gerem um aprendizado menos excludente e mais significativo.


Palavras-chave


Ensino Remoto Emergencial, Engenharia, Brasil

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.863

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