Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada

Matheus Barbosa de Oliveira, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação do "Computação Plugada", um aplicativo Android desenvolvido com o intuito de tornar mais fácil a disseminação de atividades de computação desplugada, proporcionando assim aos seus usuários o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional. A ideia do aplicativo é que possa simplificar a aplicação dessas atividades em sala de aula, mas que também permita que usuários consigam individualmente realizar essas atividades recebendo feedback automático. Foram disponibilizados questionários online para estudantes e para professores de computação que já possuíam experiência com computação desplugada. Também foi realizada uma observação espontânea buscando identificar alguns aspectos como interesse e colaboração dos alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio submetidos à utilização do aplicativo em sala de aula e foi feita uma entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Os resultados apresentados dão indícios de que o aplicativo pode ser adequado para utilização individual ou em sala de aula. Observou-se que a aplicação em sala de aula com o compartilhamento de dispositivos pode favorecer a interação entre os estudantes e a aprendizagem colaborativa, além de poder facilitar a aplicação de atividades que estimulam o desenvolvimento do pensamento computacional.


Palavras-chave


Computação Desplugada; Pensamento Computacional; Educação em Computação; Objetos de Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.798

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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