Panda: Uma Nova Ferramenta Web Responsiva Para Auxiliar no Ensino e Comunicação de Pessoas com Limitações Psicomotoras

Paulo Henrique Vieira Candido, João Victor Ferreira de Morais, Sylvia Martins dos Santos, Vinícius Alexandre de Oliveira Zevarex, Lucas F. A. Cavalherie, Pedro H. M. Gois, Carlos Henrique da Silva Santos

Resumo


O desenvolvimento de tecnologias assistivas é uma tarefa complexa, devido a necessidade atender necessidades específicas de pessoas como as psicomotoras que limitam a comunicação delas ou serem de fato indivíduos não verbais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um novo Software as a Service (SaaS) para criar livros para apoiar um sistema baseado em Picture Exchange Communication (PEC) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com limitações de psicomotricidade e limitação parcial ou total na comunicação verbal. Esse SaaS foi chamado de Panda e desenvolvido utilizando tecnologias Progressive Web App (PWA) para oferecer facilidade ao usuário e flexibilidade de uso em diferentes tipos de dispositivos móveis, oferecendo recursos de interface baseados User Interface Design Patterns (UIDP). Alguns resultados com o grupo de usuários mostraram adequação à ferramenta e seu pleno funcionamento sem conexão com a Internet, mas que implicações negativas com alguns recursos de interface são descritas e que estão sendo incrementados pela equipe de desenvolvimento para o pleno atendimento das necessidades sociais e vasta abrangência de uso esperada.


Palavras-chave


Tecnologias Assistivas; Software como Serviço (SaaS); Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS)®; Aplicações Web Progressivas (PWA)

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.25

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.25

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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