Panda: Uma Nova Ferramenta Web Responsiva Para Auxiliar no Ensino e Comunicação de Pessoas com Limitações Psicomotoras
Resumo
O desenvolvimento de tecnologias assistivas é uma tarefa complexa, devido a necessidade atender necessidades específicas de pessoas como as psicomotoras que limitam a comunicação delas ou serem de fato indivíduos não verbais. Nesse contexto, este trabalho apresenta um novo Software as a Service (SaaS) para criar livros para apoiar um sistema baseado em Picture Exchange Communication (PEC) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com limitações de psicomotricidade e limitação parcial ou total na comunicação verbal. Esse SaaS foi chamado de Panda e desenvolvido utilizando tecnologias Progressive Web App (PWA) para oferecer facilidade ao usuário e flexibilidade de uso em diferentes tipos de dispositivos móveis, oferecendo recursos de interface baseados User Interface Design Patterns (UIDP). Alguns resultados com o grupo de usuários mostraram adequação à ferramenta e seu pleno funcionamento sem conexão com a Internet, mas que implicações negativas com alguns recursos de interface são descritas e que estão sendo incrementados pela equipe de desenvolvimento para o pleno atendimento das necessidades sociais e vasta abrangência de uso esperada.
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)