A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual

Ana Cristina Oliveira Linhares, Kátia Silva Santos

Resumo


As transformações sociais nos obriga a (re)pensar a educação, a ressignificar as práticas pedagógicas criando situações de aprendizagens condizentes com as necessidades do mundo atual. A educação, hoje, vem cada vez mais utilizando artifícios tecnológicos como meio para aprimorar o processo de ensino aprendizagem, e para acompanhar tal feito, as escolas necessitam de aparato não só material como humano. O professor nesse contexto é convocado a mudar suas práticas, a aderir a uma era que exige competências voltadas para uso das tecnologias digitais. Assim, a educação Brasileira por meio de Políticas públicas, trava uma luta de décadas para informatizar as escolas e por consequência, inserir profissional licenciado em Computação no contexto educacional. Pois, o ensino da computação e da informática sido atribuída a este profissional. A Licenciatura em Computação objetiva formar cidadãos para o exercício tanto em corporações nas áreas voltadas para a computação quanto a prática pedagógica em ambientes educacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo remontar a trajetória de implementação dos Cursos de Licenciatura em Computação, no Brasil. A abordagem proposta foi qualitativa, por meio de uma pesquisa histórica.  Inicia-se o texto inferindo sobre a notoriedade e importância destes cursos para o nosso tempo; segundo sobre a necessidade da formação deste futuro docente ser aprimorada na prática por meio de implementações de metodologias inovadoras, vinculadas tais como a prática de resolver problemas no cotidiano das escolas; e terceiro a necessidade de ampliação do campo de emprego para estes docentes no contexto das Redes de ensino.


Palavras-chave


Licenciatura em Computação; Diretrizes Curriculares; Informática; Ensino

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.188

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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