Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II

Roberto Almeida Bittencourt, Bianca Leite Santana, Luis Gustavo Jesus Araujo

Resumo


Dada a relevância da computação na sociedade contemporânea, seja por sua pervasividade e impacto, seja pelo seu potencial em facilitar a expressão flexível, a comunicação, o desenvolvimento do pensamento computacional e as habilidades do Século XXI, seja pelas oportunidades de carreira oferecidas nesta área, é cada vez mais comum a adoção da computação nos currículos da educação básica. Este artigo descreve o currículo denominado Computação Fundamental, uma implementação de currículo e livros-texto para a segunda etapa do Ensino Fundamental brasileiro. O currículo fundamenta-se em currículos em espiral, na aprendizagem significativa, em projetos construcionistas e na contextualização da aprendizagem de computação. Os livros didáticos associados oferecem um guia para professores e atividades para estudantes que permitem conhecer elementos básicos da computação e realizar práticas de computação e reflexões a partir da prática. As primeiras experiências com o currículo apontam desafios de implementação em termos de infraestrutura, capacitação docente e integração com os currículos escolares existentes, mas também descortinam potenciais efeitos positivos em sua adoção em termos de expressão criativa, formação interdisciplinar, motivação e engajamento estudantil e melhor retenção do conhecimento.

Palavras-chave


Currículo; Livro Didático; Computação; Educação Básica; Ensino Fundamental II

Texto completo:

PDF

Referências


Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Comunidade: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Comunidade: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019c). Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (pp. 325–334). doi: 10.5753/cbie.wie.2019.325 [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020a). Computação e o Mundo: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020b). Computação e o Mundo: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020c). Computação e o Mundo: Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 21–30). doi: 10.5753/cbie.wie.2020.21 [GS Search]

Ausubel, D. P. (1960). The use of advance organizers in the learning and retention of meaningful verbal material. Journal of Educational Psychology, 51(5), 267. doi: 10.1037/h0046669 [GS Search]

Bargury, I. Z., Haberman, B., Cohen, A., Muller, O., Zohar, D., Levy, D., & Hotoveli, R. (2012). Implementing a new Computer Science Curriculum for middle school in Israel. In 2012 Frontiers in Education Conference (p. 1-6). doi: 10.1109/FIE.2012.6462365 [GS Search]

Becker, B. A., & Quille, K. (2020). Computer Science for Leaving Certificate (1st ed.). Dublin, Ireland: Golden Key. [GS Search]

Bell, T. (2013). Computer Science Field Guide. New Zealand: University of Canterbury. Retrieved from https://csfieldguide.org.nz/en/.

Bell, T., Andreae, P., & Lambert, L. (2010). Computer Science in New Zealand high schools. In Proceedings of the Twelfth Australasian Conference on Computing Education - Volume 103 (pp. 15–22). [GS Search]

Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., da Cunha, M. M., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., ... Reiser, R. H. S. (2016). Computaçao na educaçao básica no brasil: O estado da arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2), 210–238. doi: 10.22456/2175-2745.64431 [GS Search]

Boyd, D., & Marwick, A. E. (2011). Social Privacy in Networked Publics: Teens’ Attitudes, Practices, and Strategies. In A decade in Internet Time: Symposium on the Dynamics of the Internet and Society. [GS Search]

Brasil/MEC (2018). Base Nacional Comum Curricular. Retrieved from http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Bruner, J. (1966). Uma Nova Teoria de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch. [GS Search]

Castells, M. (1996). The information age (Vol. 98). Oxford Blackwell Publishers. [GS Search]

Choi, J., An, S., & Lee, Y. (2015). Computing education in Korea—current issues and endeavors. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 15(2), 1–22. [GS Search]

CIEB (2018). Currículo de Tecnologia e Computação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. http://curriculo.cieb.net.br/.

Computer Science Teachers Association (2017). CSTA K-12 Computer Science Standards, Revised 2017. http://www.csteachers.org/standards.

Computing at School (2021). Computing at School. https://www.computingatschool.org.uk/.

CSforAll (2021). Computer Science for All. https://www.csforall.org/.

diSessa, A. A. (2018). Computational Literacy and "The Big Picture" Concerning Computers in Mathematics Education. Mathematical Thinking and Learning: An International Journal, 20(1), 3–31. doi: 10.1080/10986065.2018.1403544 [GS Search]

Fowler, B., & Vegas, E. (2021). How England implemented its computer science education program. Retrieved from http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED610629.pdf

Guzdial, M. (2019). Computing for Other Disciplines. In S. A. Fincher & A. V. Robins (Eds.), The Cambridge Handbook of Computing Education Research (p. 584–605). Cambridge University Press. doi: 10.1017/9781108654555.020 [GS Search]

Guzdial, M., & Forte, A. (2005). Design process for a non-majors computing course. ACM SIGCSE Bulletin, 37(1), 361–365. doi: 10.1145/1047124.1047468 [GS Search]

Guzdial, M. J., & Ericson, B. (2015). Introduction to Computing and Programming in Python: A Multimedia Approach. Pearson. [GS Search]

Hazzan, O., Gal-Ezer, J., & Blum, L. (2008). A Model for High School Computer Science Education: The Four Key Elements That Make It! In Proceedings of the 39th Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 281–285). ACM. doi: 10.1145/1352135.1352233 [GS Search]

Herr, N. (2008). The sourcebook for teaching science, grades 6-12: Strategies, activities, and instructional resources. John Wiley & Sons. [GS Search]

Hubwieser, P., Giannakos, M. N., Berges, M., Brinda, T., Diethelm, I., Magenheim, J., ... Jasute, E. (2015). A global snapshot of computer science education in K-12 schools. In Proceedings of the 2015 ITiCSE on working group reports (pp. 65–83). doi: 10.1145/2858796.2858799 [GS Search]

López, P. E. F. M., Aloi, F., Ciolek, D. A., Martínez, F., Pari, D., & Tobia, P. (2019). Manual: Ciencias de la Computación para el aula: 1er. ciclo de secundaria. https://campuseducativo.santafe.edu.ar/manual-ciencias-de-la-computacion-para-el-aula-1-ciclo-de-secundaria/.

Mioto, F., Petri, G., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F., & Pacheco, L. H. M. (2019). bASES21-Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01), 26. doi: 10.5753/rbie.2019.27.01.26 [GS Search]

Observatório Softex (2012). Software e serviços de TI: a indústria brasileira em perspectiva (Vol. 2). https://softex.br/download/cadernos-tematicos-2012-observatorio-softex-industria-brasileira-software-servicos-ti-em-perspectiva-versao-completa-portugues/.

OCS at CPS (2021). Office of Computer Science at Chicago Public Schools. https://sites.google.com/cps.edu/cs4all/.

Papert, S. (1986). Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. MIT Media Lab. [GS Search]

Papert, S., & Solomon, C. (1971). Twenty things to do with a computer. Educational Technology Magazine. [GS Search]

Resnick, M. (2012). Point of view: Reviving Papert’s dream. Educational Technology, 52(4), 42. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/44430058 [GS Search]

Royal Society (2012). Shut down or restart? The way forward for computing in UK schools. The Royal Society, London. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Eu: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Eu: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019c). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 21–30). SBC. doi: 10.5753/wei.2019.6613 [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020a). Computação e Sociedade: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020b). Computação e Sociedade: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020c). Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 81–90). SBC. doi: 10.5753/cbie.wie.2020.81 [GS Search]

Santos, P. S., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (pp. 1–8). doi: 10.1109/FIE.2018.8658828 [GS Search]

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Retrieved from http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf.

SBC (2018). Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica. Retrieved from https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1220-bncc-em-itinerario-informativo-computacao-2

Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O’Grady-Cunniff, D., ... Verno, A. (2011). CSTA K-12 Computer Science Standards: Revised 2011 (Tech. Rep.). New York, NY, USA: CSTA/ACM. Retrieved from http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED610629.pdf

Solomon, C., Harvey, B., Kahn, K., Lieberman, H., Miller, M. L., Minsky, M., ... Silverman, B. (2020, June). History of Logo. Proc. ACM Program. Lang., 4(HOPL).

Szabo, C., Sheard, J., Luxton-Reilly, A., Becker, B. A., & Ott, L. (2019). Fifteen years of introductory programming in schools: a global overview of K-12 initiatives. In Proceedings of the 19th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 1–9). [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33–35. doi: 10.1145/1118178.1118215 [GS Search]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.662

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.662

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)