Diseño de una aplicación de lectoescritura para niños sordos

José Abraham Solís Ramírez, José Rafael Rojano-Cáceres

Resumo


Um dos problemas enfrentados pela comunidade surda é que o processo de alfabetização não ocorre da mesma forma que seus pares ouvintes. A alfabetização é uma atividade que requer o desenvolvimento de uma consciência fonológica para compreender que as palavras são compostas por símbolos e fonemas, por isso a mediação bilíngue-bicultural é necessária em crianças surdas. Da mesma forma, os métodos instrucionais comumente utilizados baseiam-se no oralismo, ou seja, partem da compreensão das unidades mínimas da palavra (sílabas e fonemas), portanto, o surdo não gera nenhum sentido pela falta de som. . Portanto, este artigo apresenta o desenvolvimento e resultados de um aplicativo que permite que crianças surdas pratiquem o processo de alfabetização. A comunicação acima se baseia no uso da Língua de Sinais e segue um método global contextualizado, que se contrapõe aos métodos oralistas, nos quais o som é importante para começar a compreender as palavras a partir de sua unidade mínima. Para sua validação, foi envolvido um grupo de usuários Surdos que interagiram com os conteúdos desenvolvidos, bem como a orientação e o endosso de uma associação para a instrução de Surdos e educadores com experiência no ensino de crianças Surdas. O monitoramento do progresso foi monitorado remotamente devido às condições da Covid-19.

Palavras-chave


Bilinguismo, linguagem de sinais, alfabetização, aplicativo móvel

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.1038

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