Avaliação da interação em MOOC: uma análise integrada sobre as causas de abandono dos estudantes

Beatriz B. do Rêgo, Filipe A. Garrido, Jean C. S. Rosa, Ecivaldo de Souza Matos

Resumo


Os Massive Open Online Courses (MOOC) surgiram como uma abordagem educacional inovadora, por meio da prestação de cursos online sem número predefinido de estudantes. Porém, cursos MOOC têm sofrido com alta taxa de abandono dos seus estudantes. Entre as diversas causas de abandono indicadas na literatura estão o idioma da plataforma e a insuficiência de habilidade do usuário para o uso de plataformas MOOC. Este artigo apresenta a correlação dos resultados da avaliação da qualidade da interação de uma plataforma MOOC com as causas gerais desse abandono identificadas na literatura. A avaliação foi realizada a partir dos resultados dos métodos de Percurso Cognitivo (PC) e do Método de Inspeção Semiótica (MIS). Os resultados apontam que a qualidade da interação pode influenciar (direta ou indiretamente) a ocorrência de algumas causas gerais de abandono dos estudantes. É recomendada a execução de outros métodos de avaliação para análise mais profunda sob a perspectiva do estudante.


Palavras-chave


Massive Open Online Courses; abandono; permanência; Percurso Cognitivo; Método de Inspeção Semiótica

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.846

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.846

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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