Analisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na disciplina Matemática Discreta

Walkiria Helena Cordenonzi, José Claudio Del Pino, Vanessa Matosso Cardoso

Resumo


Este artigo aborda um estudo interdisciplinar no qual um curso sobre Pensamento Computacional (PC) foi desenvolvido em parceria com a disciplina curricular de Matemática Discreta (MD) a fim de analisar e avaliar os resultados obtidos na disciplina e compará-los com os apresentados a partir da intervenção do curso de PC, incluindo um grupo de controle. A MD é uma disciplina considerada difícil, por parte dos estudantes, por envolver muita abstração e raciocínio lógico ocasionando muita reprovação e notas baixas. Já para desenvolver o PC foi utilizado o constructo andrológico proposto na tese de doutorado da primeira autora. O estudo de caso foi aplicado em um curso binacional - no qual estudantes, adultos, brasileiros e uruguaios, compartilharam o mesmo espaço de aprendizagem. Por meio desta pesquisa e, a partir da análise, quanti-qualitativa, dos dados, obteve-se que 95,2% da amostra obteve médias acima do valor de referência, 60, o que indica que o desenvolvimento do PC colaborou significativamente na resolução de problemas. Como contribuição importante apresentada a partir deste estudo foi a combinação dos instrumentos de avaliação em duas intervenções que auxiliaram o entendimento dos conceitos abordados na MD a partir do PC, bem como as escassas pesquisas de interligação de matemática com PC no âmbito do ensino superior.


Palavras-chave


Pensamento Computacional, Matemática Discreta, Avaliação, Interdisciplinaridade

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.880

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