Como o uso de aplicativos móveis educacionais impacta o cotidiano de crianças autistas? Uma avaliação por meio de diários de usuário

Karina da Silva Castelo Branco, Valéria Maria da Silva Pinheiro, Adriana Lopes Damian, Anna Beatriz dos Santos Marques

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser classificado como um tipo de transtorno global do desenvolvimento, caracterizado por prejuízos em diferentes áreas do desenvolvimento do indivíduo, como interação, socialização, concentração e principalmente na comunicação. Pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais para o público autista no Brasil ganhou destaque após a publicação da Lei N° 12.674, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. A vasta gama de tecnologias disponíveis e a pouca quantidade de estudos empíricos, dificulta a identificação de aplicações úteis e alinhadas aos interesses de mães, pais e profissionais que lidam com crianças autistas. Por esta razão, decidiu-se investigar sobre o uso de aplicativos educacionais móveis na aprendizagem e nas atividades diárias de crianças autistas. Para explorar a experiência de uso dos aplicativos pelas crianças em seu cotidiano, foi conduzido um estudo com o uso de diários. Os participantes do estudo foram crianças autistas cujas mães participam de uma associação de mães do município de Jaguaruana no estado do Ceará. Os aplicativos utilizados promoveram boa experiência de uso, incluindo benefícios no aprendizado e desenvolvimento da comunicação. Esta pesquisa visa contribuir no contexto acadêmico e social, pois os resultados são relevantes tanto para pessoas que convivem com crianças autistas, como para profissionais da área.


Palavras-chave


Software Educacional; Educação Mediada por Tecnologia.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.1107

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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