Recomendações de Acessibilidade para Recursos Educacionais Abertos com Foco em Pessoas com Deficiência Visual

Welber Duarte dos Santos, Camila Dias de Oliveira Sestito, Ellen Francine Barbosa

Resumo


Recursos Educacionais Abertos (REAs), embora bastante populares, ainda não são acessíveis a todos os públicos. Apesar da grande quantidade de atividades e recursos gratuitos, as pessoas com deficiência visual ainda têm dificuldades em utilizar esses materiais no dia a dia. Assim, o objetivo dessa pesquisa é apresentar uma série de recomendações que auxiliem no desenvolvimento ou adaptação de REAs para a realidade desse público, facilitando o uso e conscientizando os profissionais da educação acerca da existência desse tipo de material. Foram analisados, portanto, a literatura, ferramentas, forma de utilização e dificuldades no cotidiano com os REAs, para elaborar um conjunto de recomendações de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com atenção ao tato, olfato, audição e alternativas digitais. As recomendações foram avaliadas de diferentes formas por: (i) um conjunto de especialistas das áreas de computação e educação; (ii) uma pessoa com deficiência visual, especialista em produção de materiais acessíveis; (iii) um indivíduo cego, estudante dos anos finais do ensino fundamental. As análises possibilitaram a construção de recomendações atualizadas e detalhadas, que consideram diferentes contextos, domínios e artefatos. Os resultados mostraram que as recomendações podem auxiliar no processo de desenvolvimento de REAs mais acessíveis, sejam esses recursos físicos ou computacionais. Além disso, as recomendações sugerem materiais acessíveis à realidade das escolas brasileiras podendo, portanto, serem aplicados em diversos contextos, com intercâmbio de materiais e formas de aplicação, com escrita clara e objetiva.


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação; Materiais Adaptados; Inslusão Escolar

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DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.957

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)