Apoiando a Comunicação Suplementar e Alternativa com Tecnologia Computacional Tangível em Storyboard

Eliana Alves Moreira, Eliane de S. Ramos, Maria Luisa P. Benedetti, Maria do Carmo B. Bruschini, Luciana Wolff, Marisol R. P. de Oliveira, E. Paula Cavalcanti, Catia de T. Bortolini, Leila A. D. Pinto, Maria Cecília C. Baranauskas

Resumo


A literatura acadêmica tem mostrado a importância do uso de tecnologias contemporâneas como auxílio em comunicação. Este trabalho propõe um sistema computacional para apoio à Comunicação Suplementar e Alternativa, usando interação tangível, na perspectiva do Design Universal. O desenvolvimento do sistema, alimentado por práticas participativas com profissionais de educação especial, tem permitido adequá-lo às necessidades dos estudantes que utilizam de tecnologia assistiva para se fazer comunicar nas salas de aulas inclusivas. A nova versão do sistema foi experimentada em estudo de caso com uma criança com necessidades complexas de comunicação. Resultados sugerem que o aluno demonstrou uma grande satisfação e motivação ao utilizar a nova versão do sistema. Desta forma, verifica-se que quando uma barreira é eliminada por meio de um sistema acessível o resultado é visível, confirmando que a barreira/deficiência está no ambiente e não na pessoa. Ambientes acessíveis possibilitam que as pessoas usufruam do mesmo direito à comunicação. Vale ressaltar que o acesso à comunicação favorece o desenvolvimento cognitivo e a inserção social de todos. Resultados do estudo de caso também mostraram a importância de práticas participativas para a construção de novas tecnologias.


Palavras-chave


Comunicação Suplementar e Alternativa; Interação computacional tangível; Ambiente educacional inclusivo; Práticas participativas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.414

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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