Apoiando a Comunicação Suplementar e Alternativa com Tecnologia Computacional Tangível em Storyboard
Resumo
A literatura acadêmica tem mostrado a importância do uso de tecnologias contemporâneas como auxílio em comunicação. Este trabalho propõe um sistema computacional para apoio à Comunicação Suplementar e Alternativa, usando interação tangível, na perspectiva do Design Universal. O desenvolvimento do sistema, alimentado por práticas participativas com profissionais de educação especial, tem permitido adequá-lo às necessidades dos estudantes que utilizam de tecnologia assistiva para se fazer comunicar nas salas de aulas inclusivas. A nova versão do sistema foi experimentada em estudo de caso com uma criança com necessidades complexas de comunicação. Resultados sugerem que o aluno demonstrou uma grande satisfação e motivação ao utilizar a nova versão do sistema. Desta forma, verifica-se que quando uma barreira é eliminada por meio de um sistema acessível o resultado é visível, confirmando que a barreira/deficiência está no ambiente e não na pessoa. Ambientes acessíveis possibilitam que as pessoas usufruam do mesmo direito à comunicação. Vale ressaltar que o acesso à comunicação favorece o desenvolvimento cognitivo e a inserção social de todos. Resultados do estudo de caso também mostraram a importância de práticas participativas para a construção de novas tecnologias.
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)