Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch
Resumo
Aprender a programar é extremamente importante e não deveria ser ensinada apenas para estudantes de Computação. Inúmeros fatores apontam a relevância de desenvolver competências relacionadas à programação com estudantes em idade escolar, que podem resultar em habilidades uteis para a resolução de problemas e a fluência no uso de tecnologias. Este trabalho apresenta a experiência obtida com um projeto que vem introduzindo o ensino de programação para alunos do ensino médio de escolas públicas, através de uma abordagem de ensino que estimula a criatividade e o poder de exploração que os jovens possuem. O artigo relata uma olimpíada de programação, atividade realizada para motivar os alunos, que serviu como ferramenta de avaliação.
Palavras-chave
Ensino de programação orientado ao design; Scratch
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.92
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.92
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)