Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch

Pasqueline Dantas Scaico, Anderson Alves de Lima, Silvia Azevedo, Jefferson Barbosa Belo da Silva, Ewerton Henning Raposo, Luiz Fernando paiva, Yugo Alencar, João Paulo Mendes, Alexandre Scaico

Resumo


Aprender a programar é extremamente importante e não deveria ser ensinada apenas para estudantes de Computação. Inúmeros fatores apontam a relevância de desenvolver competências relacionadas à programação com estudantes em idade escolar, que podem resultar em habilidades uteis para a resolução de problemas e a fluência no uso de tecnologias. Este trabalho apresenta a experiência obtida com um projeto que vem introduzindo o ensino de programação para alunos do ensino médio de escolas públicas, através de uma abordagem de ensino que estimula a criatividade e o poder de exploração que os jovens possuem. O artigo relata uma olimpíada de programação, atividade realizada para motivar os alunos, que serviu como ferramenta de avaliação.

Palavras-chave


Ensino de programação orientado ao design; Scratch

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.92

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.92

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)