DuinoBlocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional
Resumo
O presente trabalho apresenta o desenho e implementação do ambiente com linguagem de programação visual DuinoBlocks. O referido ambiente tem por objetivo facilitar aos usuários iniciantes programarem o dispositivo robótico Arduino. Estes usuários são, preferencialmente, professores e alunos das escolas públicas brasileiras, parceiras do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) do Governo Federal. No processo de desenvolvimento do DuinoBlocks foi realizado levantamento bibliográfico sobre mecanismos de elaboração de algoritmos em ambientes de programação visual, sobretudo, os voltados para o hardware Arduino. Foram também feitos estudos de campo com o público-alvo durante a realização de cursos de robótica educacional. Tais estudos contribuíram para um maior entendimento das necessidades dos usuários. Testes realizados com as primeiras versões do ambiente têm demonstrado que professores se sentem mais confortáveis em trabalhar com esse ambiente em comparação com a linguagem textual padrão do Arduino (Wiring).
Palavras-chave
robótica e educação; linguagem visual de programação; Arduino; tecnologias no ensino
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.126
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.126
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)