Imergindo a Geometria Dinâmica em Sistemas de Educação a Distância: IGEOM e SAW

Leônidas de Oliveira Brandão, Seiji Isotani, Janine Gomes Moura

Resumo


Neste trabalho, apresentamos algumas novas funcionalidades desenvolvidas no programa para ensino-aprendizagem de Geometria, o iGeom. Também mostramos um novo sistema gerenciador de cursos pela Web, o SAW, e alguns benefícios trazidos por estes ambientes. Dentre os principais recursos desenvolvidos no iGeom, destacamos: a autoria e a avaliação automática de exercícios e a comunicação com servidores Web. Deste modo, professor e aluno obtém mais benefícios. O professor tem sua tarefa de avaliação de exercícios reduzida ou eliminada, enquanto o aluno, além de poder estudar em seu próprio ritmo, pode obter uma pronta resposta sobre como seu exercício foi avaliado. O iGeom já pode ser descarregado gratuitamente pela Web, e o SAW terá seu código disponibilizado ainda este ano.

Palavras-chave


Educação a distância, geometria dinâmica, avaliação automática, ensino de Matemática, iGeom, SAW

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.1.%25p

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.1.%25p

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)