Como o Uso de Ferramentas de Gerenciamento de Projetos é Ensinado em Cursos Superiores de Computação: Um Panorama das Instituições de Ensino Brasileiras
Resumo
Devido à complexidade dos projetos de software contemporâneos, o Gerenciamento de Projetos (GP) é impraticável sem o apoio de ferramentas de software. Assim, o uso destas ferramentas também precisa ser abordado no ensino de GP em cursos superiores de computação. Mesmo existindo bastante literatura sobre o ensino de GP em geral – principalmente do ensino de conceitos e métodos, não se encontra muita informação sobre como ensinar o uso destas ferramentas. Com o propósito de compreender como atualmente esta competência é ensinada, a presente pesquisa busca caracterizar o ensino das ferramentas de GP nos cursos superiores de computação em instituições de ensino brasileiras. Para isto, foi conduzido um survey com objetivo de identificar: (a) quais ferramentas de gerenciamento de projetos são ensinadas; (b) como são definidas as unidades instrucionais; e (c) como são avaliadas. Foram convidados 590 professores de disciplinas de GP e engenharia de software no Brasil, e obtidas 92 respostas. Os dados coletados são sintetizados e apresentados, mostrando um panorama da situação atual nas instituições de ensino brasileiras. Os resultados podem ser aproveitados por professores da engenharia de software em relação às suas disciplinas, e também por pesquisadores, apontando oportunidades para melhorar o ensino deste conteúdo de forma mais eficaz e eficiente.
Palavras-chave
Gerenciamento de projetos; ferramenta de gerenciamento de projetos; PMBOK; Survey; Ensino; Educação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.102
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.102
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)