Avaliação Multidimensional Baseada em Lógica difusa para Ambientes de Ensino Mediado por Computador
Resumo
Diferentes formas de avaliar o desempenho de estudantes vêm sendo pesquisadas nas últimas décadas. Este artigo assume a multidimensionalidade da avaliação de desempenho como um resultado de interações complexas. Assim, adota uma metodologia para avaliação baseada em princípios da lógica difusa. As etapas da metodologia estabelecida constituem um guia para o desenvolvimento de uma avaliação multidimensional capaz de aferir o aprendizado dos estudantes em ambientes mediados por computador. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi necessário contextualizar as teorias, os modelos e sistemas utilizados na avaliação do desempenho dos alunos.
Palavras-chave
Avaliação Educacional; Sistemas Difusos; Lógica Difusa; Desempenho Escolar; Ensino Mediado por Computador
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.74
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.74
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)