MEDIDAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS VISUAIS COM SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem genérica de medidas cognitivas para a descrição e ordenação da base de imagens radiológicas de ITS destinadas ao ensino de conceitos visuais. O enfoque abrange o processo de autoria por meio de ferramentas de software que auxiliam a criação de seqüências adequadas de ensino, as quais tendem a gerar uma redução no tempo de aprendizado do aluno e possibilitar a utilização de diversas estratégias pedagógicas. Relatamos um estudo de caso para exemplificar a utilização das medidas cognitivas no ensino de diagnóstico em tomografias computadorizadas de tumores cerebrais.
Palavras-chave
Ensino baseado em computador; sistemas tutores inteligentes; representação de conhecimento; ensino de conceitos visuais
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.17-24
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.17-24
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)