Ateliê de Objetos de Aprendizagem : Uma Abordagem para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos

Luiz Francisco Dias Pereira, Fabio Roberto Lapolli, Fábio Ferrentini Sampaio, Claudia Lage Rebello Motta, Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira

Resumo


A familiaridade com que os jovens lidam com a tecnologia faz com que muitos alunos, ingressos em cursos de computação, sintam-se desmotivados ao se deparar com o nível de abstração dos conteúdos e com os métodos utilizados para transmiti-lo. Esta falta de interesse  eleva a dificuldade na aprendizagem e a evasão das aulas. Para minimizar estes efeitos é proposta uma abordagem de ensino onde os aprendizes possam se engajar em um projeto real, colaborando em e entre grupos para a criação de objetos de aprendizagem que poderão ser utilizados posteriormente por outros estudantes da escola.


Palavras-chave


Ensino de computação; Práticas de Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.04

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.04

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)