Contribuição e avaliação de uma ferramenta de apoio ao ensino de otimização linear

Elke Dias de Sousa, Karly Barbosa Alvarenga, José Elmo de Menezes, Marco Antonio Figueiredo Menezes, Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Resumo


Neste trabalho, são examinadas as contribuições da Calculadora LOpt ao ser inserida como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de pesquisa operacional. O estudo envolveu um professor coordenador, uma aluna desenvolvedora, dois professores que aplicaram o questionário para alunos de cursos distintos de duas instituições privadas de ensino superior no estado de Goiás no Brasil. Desenvolveu-se um questionário, o qual foi aplicado em duas turmas de graduação constituídas de 81 participantes. As análises e interpretações dos dados geraram evidências de que o uso do software na resolução de problemas de otimização linear por meio do método simplex contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina, pois facilita a resolução de problemas e cria um ambiente de aprendizagem interativo.

Palavras-chave


Educação Mediada por Tecnologia; apoio ao ensino; otimização linear; educação mediada

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.03.20

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