Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso

Nathalia da Cruz Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Pedro Eurico Rodrigues, Jean Carlo Rossa Hauck, Adriano Ferreti Borgatto

Resumo


Apesar da computação estar presente em praticamente todos os setores da sociedade, ainda existe uma carência de conhecimento e interesse no aprendizado dessa área, em grande parte devido à ausência do ensino da computação no Ensino Fundamental. Nesse sentido, o ensino focando somente na alfabetização digital não é mais suficiente, pois já no Ensino Fundamental precisa-se ensinar a proficiência digital, incluindo o pensamento computacional e a programação para preparar indivíduos a lidar com os desafios da era digital. Assim, existe atualmente uma tendência mundial de esforços concentrados no ensino de computação para esta faixa etária, sendo que a abordagem multidisciplinar, unindo a computação a outras disciplinas já inseridas no currículo escolar, tem se mostrado uma forma eficiente e eficaz de aprendizagem. Nesse contexto, a presente pesquisa propõe uma unidade instrucional para o ensino de computação no Ensino Fundamental de forma multidisciplinar, inserida na disciplina de História e estudos sociais, seguindo as diretrizes do currículo para o ensino de computação K-12 e usando Scratch como ferramenta. A unidade instrucional é desenvolvida seguindo uma abordagem de design instrucional e é aplicada e avaliada em um estudo de caso envolvendo quatro turmas no quinto e sétimo anos do Ensino Fundamental de uma escola em Florianópolis/SC. Os resultados observados indicam que a unidade instrucional e o uso do Scratch possibilitam a aprendizagem de conceitos básicos de computação (especificamente de programação) de forma eficaz e divertida e despertam o interesse e motivação dos alunos para esta área de conhecimento.


Palavras-chave


Ciência da Computação; História; Ensino Fundamental; Scratch; Programação; Pensamento Computacional

Texto completo:

PDF

Referências


Andrade, M., Silva, C., & Oliveira, T. (2013). Desenvolvendo games e aprendendo matemática utilizando o Scratch. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. São Paulo, 260-263. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-5_short.pdf. [Google Scholar]

Aureliano, V. C. O., & Tedesco, P. C. A. R. (2012). Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação. In XX Workshop sobre Educação em Computação (p. 10). Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2012/006.pdf. [Google Scholar]

Basili Victor, R., Gianluigi, C., & Dieter, R. H. (1994). Goal question metric paradigm. Encyclopedia of Software Engineering, 1(1), 578-583.

Branch, R. M. (2009). Instructional design: The ADDIE approach (Vol. 722). Springer Science & Business Media. [Google Scholar]

Brookhart, S. M. (2013). How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Ascd. [Google Scholar]

Code.org. (2016). Disponível em: http://code.org. Acesso em: mar. 2016.

Franklin, D., Conrad, P., Aldana, G., & Hough, S. (2011, March). Animal tlatoque: attracting middle school students to computing through culturally-relevant themes. In Proceedings of the 42nd ACM technical symposium on Computer science education (pp. 453-458). ACM. doi:10.1145/1953163.1953295. [Google Scholar]

GOOGLE (2015). Searching for Computer Science: Access and Barriers in U.S. K-12 Education. Disponível em: http://services.google.com/fh/files/misc/searching-forcomputer-science_report.pdf. Acesso em: mar. 2015.

Herz, J. C. (1997). Joystick nation: How videogames ate our quarters, won our hearts, and rewired our minds. Little, Brown & Co. Inc.. [Google Scholar]

Iniciativa Computação na Escola. Disponível em: http://www.computacaonaescola.ufsc.br/. Acesso em: mar. 2016.

Jimenez, Y., & Gardner-McCune, C. (2015, August). Using App inventor & history as a gateway to engage African American students in computer science. In Research in Equity and Sustained Participation in Engineering, Computing, and Technology (RESPECT), 2015 (pp. 1-2). IEEE. doi:10.1109/RESPECT.2015.7296512. [Google Scholar]

Marcelino, R., Amérco, I. M., de Oliveira, J., & Santana, S. (2013). Utilização de mundos virtuais 3D para a educação básica. In: Proceedings of International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning: 159-166. [Google Scholar]

Meachen, E. (2003). Technology Everywhere: A Campus Agenda for Educating and Managing Workers in the Digital Age (review). portal: Libraries and the Academy 3(2), 342-344. The Johns Hopkins University Press. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/42868/summary. [Google Scholar]

MILLAVIL, L. O. (2007). O ensino da história na sociedade do conhecimento: novas relações entre currículo e históriografia. CARRETERO et al. Ensino da História e Memória Coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed. [Google Scholar]

MIT (2016). SCRATCH. Disponível em: http://scratch.mit.edu. Acesso em: mar. 2016.

Moreno-León, J., & Robles, G. (2015, November). Dr. Scratch: A web tool to automatically evaluate Scratch projects. In Proceedings of the Workshop in Primary and Secondary Computing Education (pp. 132-133). ACM. doi:10.1145/2818314.2818338. [Google Scholar]

Pazinato, A. M., & Teixeira, A. C. (2013). O uso do software Scratch no desenvolvimento da aprendizagem e na interação construtivista dos alunos. In Anais do XI Congresso Nacional de Educação–EDUCERE, Curitiba/Paraná. [Google Scholar]

PCN (2016). Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental. MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: mar. 2016.

PCN (2016). Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental, História. MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf. Acesso em: mar. 2016.

Pinto, A. S. (2010). Scratch na aprendizagem da Matemática no 1. º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso na resolução de problemas (Doctoral dissertation). [Google Scholar]

PROINFODATA (2016). Disponível em: http://proinfodata.c3sl.ufpr.br. Acesso em: mar. 2016.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., ... & Kafai, Y. (2009). Scratch: programming for all. Communications of the ACM, 52(11), 60-67. doi:10.1145/1592761.1592779. [Google Scholar]

Santomé, J. T. (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado.(Trad.). Cláudia Schlling. Porto Alegre: Artmed.

ScratchED - Relato de Karen Randall. Embedding Scratch in US History/Geography. Disponível em http://scratched.gse.harvard.edu/resources/embedding-scratch-us-historygeography. Acesso mar. 2015.

Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O'Grady-Cunniff, D., ... & Verno, A. (2011). CSTA K--12 Computer Science Standards: Revised 2011. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2593249. [Google Scholar]

Watson, W. R., Mong, C. J., & Harris, C. A. (2011). A case study of the in-class use of a video game for teaching high school history. Computers & Education, 56(2), 466-474. doi:10.1016/j.compedu.2010.09.007. [Google Scholar]

Wilson, A., & Moffat, D. C. (2010). Evaluating Scratch to introduce younger schoolchildren to programming. Proceedings of the 22nd Annual Psychology of Programming Interest Group (Universidad Carlos III de Madrid, Leganés, Spain. [Google Scholar]

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media. [Google Scholar]

Yin, R. K. (2013). Case study research: Design and methods. Sage publications. [Google Scholar]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.31

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.31

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)