Ensinar a Gerência de Equipes em Disciplinas de Gerência de Projetos de Software

Paulo Eduardo Battistella, Christiane Gresse von Wangenheim, Osório Pereira Carvalho

Resumo


Atualmente existe uma grande necessidade de formação de profissionais de software com competência em gerência de projetos. Para isso a aprendizagem de habilidades interpessoais é indispensável. Porém, basicamente não existem atividades educacionais voltadas ao ensino de habilidades interpessoais em cursos de computação. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresenta uma dinâmica para ensinar as dificuldades encontradas na gerência de equipes de projetos de software. A dinâmica foi desenvolvida de forma sistemática seguindo o processo de design instrucional e aplicado e avaliado em duas disciplinas de graduação na computação na UFSC em 2012-1. Primeiros resultados indicam que a dinâmica pode ter um impacto positivo à motivação, experiência de usuário e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Jogos Educativos, Engenharia de Software, Ensino e Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.16

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.16

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)