Análise do uso de formalização de conhecimento heurístico no ensino de táticas de jogos através do estímulo à alternância entre competição e colaboração

Alexandre Moreira Feitosa, Alexandre Ibrahim Direne

Resumo


Nesta pesquisa verificamos a hipótese de que o estímulo à formalização de conhecimento heurístico de jogo por aprendizes contribui para que estes compreendam melhor, os conceitos trabalhados durante a aprendizagem. Atividade feita em uma ferramenta computacional de ensino onde o educando formaliza o seu conhecimento heurístico de jogo. E esta representação criada pode ser estudada, discutida, e validada através de jogadores automáticos, quando ela é utilizada como lógica de escolha de jogadas em uma partida automatizada. Um processo que permite a alternância entre a colaboração e competição entre os alunos. Até o presente estudo a eficácia desta abordagem não podia ser atestada. Com o intuito de realizar esta aferição, revisamos na literatura trabalhos relacionados a este tema. Expandimos os conceitos e softwares,para permitir a competição artificial entre as especificações feitas. Conduzimos um estudo empírico sobre o uso deste novo ferramental, em um ambiente real de ensino e aprendizagem de xadrez. E a partir da análise dos resultados encontrados, constatamos que a proposição inicial demonstrou-se verdadeira.

Palavras-chave


Inteligência Artificial; Formalização de Heurísticas; Jogadores automáticos; Jogo de xadrez; Apoio computacional ao ensino; Alternância entre competição e colaboração.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.69

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.69

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)