O Uso de Animações Interativas na Abordagem dos Conceitos da Energia Mecânica no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho se propôs a investigar se o uso de animações interativas computacionais, na função de organizadores prévios, pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos da Energia Mecânica. Para tanto, foi desenvolvida uma animação interativa, denominada Energia no Bate – estaca, e empregado um estudo que avaliou a influência da utilização desse recurso junto a 1650 alunos matriculados nos três turnos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Luis. Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados testes contendo questões que abordavam os conceitos da Energia Mecânica, envolvendo como variável dependente a média dos escores obtidos pelos grupos de alunos em cada etapa da pesquisa e como variável independente o emprego da animação interativa. Para verificar a influência da manipulação da variável independente sobre as médias dos escores dos grupos, foi usado o método da diferença ou plano clássico da prova das hipóteses. Os resultados obtidos sugerem que o uso de animações interativas como organizadores prévios é uma alternativa válida e eficaz para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos conceitos da Energia Mecânica.
Palavras-chave
Animação Interativa; Simulação; Energia; Ensino de Física; Ensino Médio
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.01
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.01
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)