Análise de Usabilidade de um Sistema de EaD Baseada em Modelos Markovianos e em Taxonomia

Janaina Rodrigues Penedo, Morganna Carmem Diniz, Simone Bacellar Leal Ferreira, Denis Silva da Silveira, Eliane Pinheiro Capra

Resumo


A eficácia da Educação à Distância reside, principalmente, na interatividade entre aluno/interface/professor. Entender como o usuário se comporta, quando está conectado ao sistema, cria oportunidades para melhorias em diversas áreas, entre elas a da usabilidade. Este trabalho propõe que a análise de usabilidade de sistemas web seja feita usando a inspeção baseada em modelos Markovianos em conjunto com a inspeção baseada em taxonomia. Para verificar a viabilidade da proposta é apresentado um estudo de caso de um sistema de ensino à distância (EaD) em uso há mais de 5 anos e com mais de 60 mil alunos.


Palavras-chave


Usabilidade Web; Modelos de Markov; Ensino à Distância

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.40

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.40

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)