Um estudo preliminar sobre conceitos extrínsecos e intrínsecos do processo de Gamification

Ronan Anacleto Lopes, Armando Maciel Toda, Jacques Duílio Brancher

Resumo


Gamification é um processo que consiste na utilização de conceitos e mecânicas de jogos fora de seu escopo. Este processo vem sendo amplamente utilizado em diversas áreas que vão desde a economia até a educação e o ensino, focando no treinamento e aprendizado a partir do engajamento dos indivíduos Baseando-se nesta premissa, este trabalho visa apresentar um estudo sobre a aceitação dos conceitos intrínsecos e extrínsecos relacionados a Gamification, de modo que ao final, possa ser proposto uma metodologia que possa ser utilizada em salas de aula. Para realização da pesquisa, foi elaborado um questionário abordando conceitos intrínsecos e extrínsecos de jogos, realizando uma análise sobre estes, alcançando resultados que permitem afirmar a aceitação dos atributos intrínsecos e extrínsecos.

Palavras-chave


gamification; metodologia no ensino; survey; motivação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.164

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.164

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)