Uma abordagem baseada no ambiente Robocode para ensino de programação no Ensino Médio

Eliana Pantaleão, Laurence Rodrigues Amaral, Gláucia Braga e Silva

Resumo


Esse artigo descreve uma metodologia para o uso da ferramenta Robocode no ensino de algoritmos e programação de computadores para alunos do Ensino Médio. A metodologia inclui a participação de alunos de graduação que já cursaram as disciplinas de programação de computadores e que atuam como tutores e co-orientadores dos alunos. O ambiente Robocode foi utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de Java. Os resultados observados apontam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela programação e também o potencial do Robocode como ferramenta lúdica de apoio ao ensino de Java. Por fim, com a realização dos Torneios de Robocode, foi possível observar o quanto a competitividade influenciou a motivação dos estudantes em aprender e superar desafios.

Palavras-chave


Robocode; ensino de Java; linguagem de programação; jogo educativo

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.03.95

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)