UM AMBIENTE VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ONDAS SONORAS: CONCEPÇÃO E PRIMEIRAS ANÁLISES
Resumo
Este trabalho apresenta a concepção, modelização e desenvolvimento de um ambiente virtual em que as tecnologias da informação e comunicação foram utilizadas como recurso educacional para a aprendizagem de conceitos introdutórios sobre a Física do Som. O objetivo foi verificar se as seqüências elaboradas na forma de desafios facilitam a aprendizagem de conceitos em Física. O material foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa. Este artigo traz a análise de dois desafios que fazem parte do ambiente virtual: “O Pernilongo e os sons” e “O “Jogo do Erro” e que foram testados em um grupo experimental. Os resultados sugerem que estes desafios, elaborados por meio das tecnologias da informação e comunicação, favorecem a aprendizagem e a construção do conhecimento pelo aluno e se apresentam como mais um recurso a ser utilizado pelo professor para auxiliar a aprendizagem de seus alunos.
Palavras-chave
Ensino de Física, ondas sonoras, informática educativa, aprendizagem significativa, ambiente virtual de aprendizagem, desafios
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.02.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.02.%25p
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)