Ensino Baseado em Casos Aliado à Aprendizagem Online em Disciplina de Comunicação Científica
Resumo
Atualmente o uso de dispositivos móveis (tais como smartphones e tablets) é recorrente em salas de aula no nível superior de ensino. Nessa perspectiva, educadores devem ser encorajados a usar tecnologias digitais de maneira inovadora, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades de argumentação e pensamento crítico por parte dos alunos, assim como a aquisição de experiências em atividades colaborativas. Neste trabalho investigamos as interações discursivas entre alunos de graduação em Química durante a realização de atividade didática baseada nos princípios da aprendizagem colaborativa assistida por computador. Investigamos a dinâmica das interações com foco nas habilidades de comunicação, conforme o Modelo de Aprendizagem Colaborativa. No ambiente virtual denominado XXXX, 37 alunos divididos em 19 grupos solucionaram quatro estudos de caso investigativos relacionados à poluição ambiental causada pelo descarte de plástico e vazamento de petróleo, substituição do óleo diesel por etanol e substituição da gordura trans encontrada em alimentos. Analisamos as mensagens postadas no Fórum do XXXX por dois grupos a fim de averiguarmos quais as habilidades e sub-habilidades foram contempladas na discussão. As principais sub-habilidades evidenciadas, pertencentes ao referido Modelo, foram Informação, Argumentação e Solicitação. É possível concluir que a realização de atividades como as desenvolvidas nesse trabalho pode oferecer subsídios para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos de graduação em Química.
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Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)