Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio

Guilherme Leocárdio Lucena, Vandeci Dias dos Santos, Afranio Gabriel da Silva

Resumo


Sendo a atividade experimental em Química uma prática indispensável no processo de construção do conhecimento desta ciência, a ausência de equipados e modernos laboratórios é o principal motivo no distanciamento entre o ensino teórico e a prática, problema este vivenciado pela maioria das escolas de Ensino Médio no Brasil. Devido à crescente globalização da informação e à necessidade de melhoria na qualidade do ensino, surge a necessidade em utilizar novas metodologias no processo educacional, de forma a despertar o interesse do aprendiz. Este trabalho apresenta a utilização de laboratórios virtuais, que simulam experimentos químicos, como recurso didático-pedagógico para auxiliar o professor na prática docente de química por meio da realização de atividades experimentais no ensino médio. Verificou-se que a utilização do software educacional de química provocou grande aprovação por parte do corpo escolar consultado. No que se refere ao melhoramento da aprendizagem, a utilização do recurso computacional contribuiu de forma significativa na compreensão dos conteúdos pelos discentes e possibilitou a relação entre teoria e prática

Palavras-chave


Atividade experimental, Ensino de química, Laboratório virtual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.27

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.27

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)