Percepções de graduandos em química sobre atividade realizada no Ambiente Virtual Cursos on-Line

Jerino Queiroz Ferreira, Salete Linhares Queiroz

Resumo


Atualmente estão disponíveis na web vários Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que apoiam o ensino tradicional e a distância, porém ainda são poucas as investigações dedicadas a descrever as atividade didáticas realizadas nesses ambientes, assim como investigar a aceitação dos alunos com relação às mesmas. Neste trabalho o AVA Cursos on-Line (CoL), desenvolvido e coordenado pelo LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), foi adaptado para aplicação em uma disciplina de comunicação científica, oferecida aos ingressantes de um curso de graduação em química da Universidade de São Paulo. O presente estudo descreve uma atividade de caráter cooperativo realizada no CoL pelos alunos matriculados na disciplina e analisa suas percepções com relação às mesmas. Essas percepções foram obtidas por meio da análise do questionário aplicado ao final da atividade realizada durante o semestre,  sendo quantificadas as respostas mais frequentes. Os resultados demonstraram que os alunos tiveram boa receptividade com relação a proposta e que esta contribuiu para o aprendizado dos conteúdos ministrados na disciplina.  


Palavras-chave


Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Química, Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.02.43

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.02.43

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)