Um Salto no Futuro no Ensino da Administração de Medicamentos: Desenvolvimento de um Programa Instrucional Auxiliado pelo Computador
Resumo
O estudo apresentou o desenvolvimento de um programa instrucional pelo computador sobre administração de medicamentos, buscando facilitar programas de educação profissional sobre esse assunto. O programa apresenta cinco módulos: 1. Introdução Geral, 2. Evitando Erros, 3. Vias, Materiais e Intervenções, 4. Possíveis Complicações, 5. Orientações aos Profissionais, além do módulo de encerramento.O sistema totaliza 27 tópicos de estudo, 57 testes de conhecimento, 17 vídeos e 34 fotos. A avaliação foi efetuada por 24 alunos e seis docentes do Curso de Graduação em Enfermagem através de instrumentos de avaliação. Os resultados estiveram entre bom e ótimo, com alguns conceitos razoáveis. Concluiu-se que este estudo representou um salto no ensino em saúde e uma inovação tecnológica.
Palavras-chave
Ensino por computador; software; enfermagem
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2001.9.1.51-59
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2001.9.1.51-59
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)