Ferramenta de Apoio ao ensino de Física utilizando Realidade Aumentada
Resumo
Este artigo apresenta uma ferramenta de apoio ao ensino de física utilizando Realidade Aumentada. Os principais conceitos sobre Realidade Aumentada e os frameworks da área serão apresentados. As funções que simulam os eventos físicos serão explicadas e desenvolvidas. Neste trabalho nenhuma biblioteca clássica de simulação física foi utilizada. A ferramenta foi divida em vários módulos da física e, para cada um destes módulos, um sistema baseado em Realidade Aumentada foi proposto. A proposta central deste trabalho é mostrar que ferramentas baseadas em Realidade Aumentada podem potencialmente tornar o estudo de física mais lúdico e interessante.
Palavras-chave
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Realidade Aumentada, Computação Gráfica, Ensino.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.60
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.60
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)