Múltiplas Representações Externas no Suporte à Aquisição de Conhecimento em Programação de Computadores
Resumo
O presente artigo concentra-se em descrever como o conhecimento de alto nível sobre aspectos de experiência humana pode ser modelado, representado e, então, interpretado a fim de suportar interações de ensino e aprendizagem em Programação de Computadores. O esforço de pesquisa incide, especificamente, no problema de prover uma epistemologia para a descrição do conhecimento sobre enunciados e estágios de conhecimento de aprendizes, tratando-o por meio de (1) um método baseado em grafos genéticos para gerenciar a complexidade na autoria de enunciados e (2) um processo geral para a modelagem dinâmica do conhecimento de aprendizes através da sobreposição das capacidades do domínio previamente descritas. Ambos são apoiados por ferramentas de software implementadas e integradas ao ambiente MÚLTIPLA. A avaliação do método e das ferramentas aqui propostos foi realizada por um experimento de impacto na aprendizagem e por um estudo empírico sobre a generalidade dos grafos genéticos como linguagem de autoria de um arcabouço unificado, destinado ao desenvolvimento de perícias em programação de computadores.
Palavras-chave
ensino de programação de computadores; representação de conhecimento; sistemas tutores inteligentes; ambientes interativos de aprendizagem; múltiplas representações externas
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.81
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.81
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)