Problemas e Dificuldades no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático

Draylson Micael Souza, Marisa Helena da Silva Batista, Ellen Francine Barbosa

Resumo


O ensino de programação é uma tarefa complexa. Diversas pesquisas apontam problemas que vão desde a dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de programação até a falta de motivação dos mesmos em realizar adequadamente a atividade de programação. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão da literatura conduzida para coletar e avaliar evidências em problemas e dificuldades no ensino e aprendizagem de programação. A ideia é fornecer uma síntese compreensível desses problemas e das soluções propostas para minimizá-los. Para atingir esse objetivo, foi realizado um mapeamento sistemático (MS), uma vez que ele é um método de pesquisa que estabelece procedimentos para identificar estudos existentes relacionadas à uma questão de pesquisa. Foram revisados 519 artigos, sendo 70 identificados como relevantes em relação aos objetivos do MS conduzido. Os resultados apontam para tendências e necessidades de pesquisa em ensino e aprendizagem de programação, bem como fornecem aos educadores em programação um catálogo de trabalhos que propõem soluções para os problemas enfrentados em cenários reais de ensino e aprendizagem. De modo geral, é possível perceber uma tendência de pesquisas em métodos e ferramentas de visualização para ajudar os alunos a entenderem os conceitos de programação.

Palavras-chave


Ensino de Programação; Mapeamento Sistemático

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.39

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.39

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)