M-learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química
Resumo
Este trabalho pretende trazer para a discussão novas formas de utilização educativa das tecnologias da informação e comunicação, neste caso o uso das tecnologias do m-learning para o ensino de Química. A abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa e a estratégia empregada foi o estudo de caso, na qual 47 alunos do ensino médio participaram de três etapas: pesquisa com o uso do celular sobre definições de calor, apresentação dos resultados da pesquisa através de um seminário e a resolução de um questionário avaliativo do uso do celular como ferramenta de aprendizagem. O estudo analisou como os alunos se apropriaram do celular como ferramenta de aprendizagem, avaliou o celular como ferramenta de mediação em atividades de aprendizagem e analisou as potencialidades e limitações da sua integração no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados coletados no estudo apontam para a postura favorável dos alunos frente à utilização dos dispositivos móveis em sala de aula. Para mostrar a viabilidade de uso da aprendizagem móvel proposto, um estudo de caso é apresentado e novas perspectivas de pesquisa são discutidas.
Palavras-chave
M-Learning; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino-aprendizagem; Recursos didáticos; Ensino de Química
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.55
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.55
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)