Um Sistema de Aprendizagem Colaborativa de Didática Utilizando Cenários

Mª Elizabeth Sucupira Furtado, Fernando Lincoln Mattos, João José Vasco Furtado, Raimir Holanda Filho

Resumo


Este trabalho descreve um ambiente colaborativo de solução de problemas, focalizando particularmente os problemas relacionados à didática. O principal usuário do ambiente é o professor, chamado professor-aluno, que acessa o ambiente como uma ferramenta de assistência à resolução das dificuldades de ensino que ele encontra nas suas aulas. Durante a resolução destas dificuldades, o ambiente fornece ao usuário assistências, tais como, cenários gráficos e exemplos de soluções passadas. Além disso, o professor-aluno dispõe de um suporte colaborativo que lhe permite interagir de forma assíncrona ou síncrona com outros agentes.

Palavras-chave


Formação de professor; solução de problemas; colaboração; ensino a distância

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2001.8.1.53-62

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2001.8.1.53-62

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)