O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos de conhecimento para se aplicar em diferentes situações. O objetivo do presente estudo é identificar e sintetizar resultados de pesquisa no contexto Lusófono acerca da integração de tecnologia no ensino à luz do modelo teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC). Os resultados obtidos e discutidos indicam que a pesquisa nessa área encontra-se ainda em um estágio inicial. A pesquisa empírica sobre o modelo CTPC se beneficiaria da utilização de instrumentos validados, o que permitiria o cotejamento de resultados obtidos no contexto Lusófono com aqueles de outros países. Esse tipo de paralelo contribuiria para uma melhor compreensão e reorientação das políticas públicas voltadas para a utilização de tecnologias educacionais no ensino.
Palavras-chave
Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo; CTPC; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; TICs; Tecnologia
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.174
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.174
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)