Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos

Islene C. Garcia, Pedro J. de Rezende, Felipe C. Calheiros

Resumo


Estendemos as abordagens passiva e ativa utilizadas para ensino de algoritmos e estruturas de dados através de recursos de animações gráficas, introduzindo uma nova abordagem construtiva e descrevemos o ambiente Astral projetado para explorar seus benefícios no contexto do ensino de disciplinas de graduação na área de computação. Nesta abordagem, além do estudante ter acesso a aplicativos exemplos providos de animações gráficas que ilustram o funcionamento de algoritmos, ele também realiza suas próprias animações durante o processo de implementação da estrutura e dos algoritmos de maneira simplificada mas com visualização gráfica notável e resultados sensivelmente positivos na aprendizagem

Palavras-chave


Estruturas de Dados; Animação de Algoritmos; Visualização de Algoritmos; Laboratório de Ensino; Ambientes de Aprendizagem Baseados em Computador

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.71-80

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.71-80

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)