Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix

Lidiane Figueiras Silva, José Antonio Borges, Cabral Lima, Adriana Benevides Soares

Resumo


Esta publicação mostra uma pesquisa original sobre o ensino de geometria a deficientes visuais. O Geometrix, um novo ambiente dinâmico especialmente concebido e implementado para esse fim, é detalhado, assim como um estudo de campo efetuado com um grupo de controle composto por sujeitos normovisuais e um grupo de experimentação composto por sujeitos deficientes visuais. Os resultados deste estudo confirmaram a hipótese de que a utilização de ambientes computacionais dinâmicos na educação de deficientes visuais pode corroborar na edificação, retenção e aplicação de conceitos abstratos. Os critérios requeridos de exequibilidade, usabilidade e adequabilidade do ambiente aos aspectos sui generis de seus usuários embasaram os propósitos sedimentais de prover uma aprendizagem peremptória e autônoma de conceitos de geometria e aplicações adequadas desses conceitos em processos de ensino e aprendizagem. Os resultados também mostraram que o Geometrix pode ajudar deficientes visuais a aprimorarem seus posicionamentos espaciais. Análises comparativas sobre tempo de aquisição de conceitos geométricos por deficientes visuais levaram à conclusão que o ambiente tem uma performance assaz superior ao ensino tradicional em sala de aula.

Palavras-chave


ensino de geometria, deficientes visuais, ambiente computacional dinâmico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.62

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.62

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)