INTERPRETAÇÃO PEDAGÓGICA DE RELAÇÕES LÓGICAS EM DIÁLOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS VISUAIS
Resumo
Este trabalho consiste no projeto e implementação de um módulo pedagógico capaz de criticar frases do aprendiz que contenham relações lógicas complexas explicitamente citadas. O módulo é integrado a uma Shell de aprendizagem direcionada ao ensino de conceitos visuais em diferentes especialidades da Radiologia Médica. Através de uma revisão detalhada da literatura existente em áreas afins, podemos constatar a quase completa inexistência de sistemas com tais características. Entretanto, para desenvolver o módulo tutor apresentado, foi necessária a concepção e implementação de ferramentas que incluem técnicas ainda inexploradas no campo de Sistemas Tutores Inteligentes. Tal funcionalidade pode permitir avanços que incidem principalmente sobre a interface tutorial e na modelagem do estudante.
Palavras-chave
Sistemas Tutoriais Inteligentes; Shells e Ferramentas de Autoria; Ensino de Conceitos Visuais; Ensino de Radiologia Médica e Planejamento de Diálogo Pedagógico
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2000.6.1.95-106
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2000.6.1.95-106
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)